terça-feira, 24 de maio de 2016

State on mind

32 Beautiful Motivational Quotes That'll Give You Life:  

Para pessoas ansiosas e impacientes como eu, este processo todo era expectável que fosse um autêntico tormento. E não é fácil. De todo. Não há dia que não olhe para a fantástica aplicação Clue (é uma aplicação gratuita onde podemos inserir dados do nosso ciclo menstrual e nos dá uma estimativa dos próximos, é muito útil) e não faça previsões de como será e como não será, e claro que o meu cérebro não me dá descanso. Mas pensei que poderia ser bem pior. O segredo está em viver um dia de cada vez. É esse o meu lema nesta vida. Vai haver dias mais difíceis que outros, vai haver angústias, desilusões e alegrias imensas também (I hope!!). Ou então não. E tenho que aceitar o que a vida tem para mim. Fazer uma FIV tem destas coisas.... aprendemos que somos um pião na nossa história, que há processos que não podemos agilizar e só nos resta esperar, e esperar, e esperar... e ainda só estou à espera do dia 7 de junho para realizar a histeroscopia e ver o que o Dr. Cristiano Oliveira terá para nos dizer. A primeira de muitas esperas. 

Já agora já recebi o resultados das minhas análises sanguíneas. Fiz a colheita no sábado e segunda ao final do dia já estavam no meu mail. Do que vou lendo por esta internet fora parece que a análise à hormona anti-mulleriana é muito importante nestes processos A minha é 2,8 ng/mL. Está dentro do intervalo expectável mas pouco mais que isso sei sobre ela. Já li sites que diz que o normal é entre 3 e 10 ng/mL, já vi outros em que acima de 2 esperam-se bons resultados à estimulação... a ver vamos o que o Dr. diz.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ponto da situação

Hoje foi o início do último ciclo antes de iniciar o tratamento (espero eu!), Mr. Red (adoro tratar o período, a menstruação, por este nome!) resolveu dar o ar de sua graça. Hoje é então o 1º dia de um novo ciclo menstrual. O anterior foi de 24 dias (assim como o anterior...parece que é esta a minha rotina de ciclo... I think). Assim sendo tenho que fazer as análises sanguíneas que me foram prescritas pelo Dr. Cristiano entre o 2º e o 4º dia do ciclo. Como amanhã é o 2º dia e é sábado tenciono aproveitar para fazê-las. Embora tenha um dia complicado, o dia inteiro em formação, acho que é preferível ir para o Porto amanhã que está mais calmo que na segunda (4º dia do ciclo) que o trânsito estará infernal de manhã. Assim sendo, depois de fazer essas análises, só fica a faltar a histeroscopia, assim como todos os resultados dos exames realizados, a ver se temos luz verde para começar o tratamento no meu próximo ciclo, em junho. A ver vamos... isto é, se estiver tudo bem connosco (I hope!!).

A consulta com o Dr. Cristiano Oliveira

No dia 5 de maio tivemos a primeira consulta com o ginecologista, o Dr. Cristiano Oliveira. Um amor de pessoa tenho que acrescentar. Nessa consulta fiz a minha primeira Eco deste processo. Estava a meio de um ciclo e estava tudo normal (dos parâmetros que ele avaliou). Também me pesaram e ficaram com algumas informações sobre a regularidade e abundância dos meus ciclos. Deixei de tomar a pílula em fevereiro deste ano e os meus ciclos são +/- previsíveis: entre 24 a 27 dias e 5/7 dias menstruada. Nessa consulta o Dr. mostrou-nos que temos 50% de probabilidade de ter sucesso no primeiro tratamento e também me tranquilizou bastante. Eu sei que são só palavras, mas quando nos sentimos fragilizados, quando nos sentimos uns aliens que para aqui andam, alguém como um médico experiente nesses processos dizer-nos que vai correr tudo bem, soa-nos a música nos ouvidos.

E assim nos encontramos neste momento. A tratar de reunir todos os exames para que no próximo dia 7 de junho, data prevista para a realização da histeroscopia diagnostica, tenhamos tudo pronto para dar continuidade a este processo. Espero que esteja tudo bem connosco a nível ginecológico e urológico e não haja nenhum problema que nos impeça de seguir para a FIV.

Para quem possa vir a passar por este processo, nesta clínica os exames que nos foram pedidos foram os seguintes:

. Para mim:
- histeroscopia diagnóstica
- análise há hormona anti mulleriana
- análise ao sangue (hormonas tiróideias, estradiol, grupo sanguíneo, VIH, sífilis e mais uma série de outras coisas)
-  análise genética ao cariótipo (realizada no Hospital de São João no Porto)

. Para ele:
- espermograma (realizado sob marcação na clínica AB)
- análise sanguínea
- análise genética ao cariótipo (realizada no Hospital de São João no Porto)

quinta-feira, 19 de maio de 2016

A escolha do local

Ambas as clínicas nos receberam muito bem, e pareceram-nos excelentes locais para fazer o tratamento. Aliás só tenho coisas positivas a dizer da IVI. Mas, na verdade, a clínica AB é a adequada para nós. E até à data, só posso sentir-me grata por existir um local como a clínica AB para passar pela experiência que será uma fertilização in vitro. 

A primeira consulta, a 8 de março, foi com o Prof. Alberto Barros onde contámos a nossa história e conversámos sobre as expetativas do nosso caso. Penso que é assim com todos os casais. No final da consulta é-nos sugerido marcar consulta com o Dr. Cristiano Oliveira que é o ginecologista responsável da clínica. O Porf. é geneticista. No nosso caso essa consulta demorou um pouco a ser marcada, não por disponibilidade da clínica mas porque haviam alguns assuntos que necessitavam de ser tratados antes do tratamento. Assim, no dia 5 de Maio tivemos a primeira consulta com o Dr. Cristiano. 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

1º Passo desta aventura

Quando procuramos informação sobre o local ideal onde dar início a este processo, só dois locais me pareceram os ideais para começar esta aventura: a clínica IVI em Lisboa e o Centro da Genética da Reprodução - Prof. Alberto Barros (designarei de AB daqui para a frente para ser mais simples) no Porto. Foram os locais que mereceram a nossa atenção e também garantiam o tal DGPI que no nosso caso é o motivo da nossa FIV. Não é fácil uma primeira consulta nestas duas clínicas, tivemos que esperar cerca de 1 mês para termos a consulta na IVI e quase 2 meses na clínica AB. Assim a 12 de fevereiro fomos consultados na IVI e a 8 de março na AB.

terça-feira, 17 de maio de 2016

O meu conto de fadas

Era uma vez,

Num reino muito distante....

Agora a sério. 

Olá queridas,

Resolvi criar este blog para partilhar a minha história, o meu conto de fadas. Para muitos não seria um conto de fadas, mas para mim é. Na verdade além de pensar que a minha partilha irá ajudar pessoas que procurem informação sobre os temas abordados, também será um escape para mim para poder partilhar os meus medos e as minhas angústias (espero também partilhar boas notícias...)

A verdade é que escrevo este blog numa fase muito importante da minha vida. Eu e o meu príncipe resolvemos que este seria o ano que tentaríamos aumentar a família. Sabíamos que enfrentaríamos uma dura batalha que, esperamos, tenha um final feliz. Para muitas pessoas que se debatem na terrível batalha que é a infertilidade a FIV (fertilização in vitro) é o fim de linha, a última chance. Depois de anos e anos de tentativas (assuta-me o número de anos e tratamentos por que muitas pessoas têm que passar para conseguirem atingir o seu sonho!), é que é equacionada a hipótese desse difícil e imprevisível tratamento. No nosso caso fomos poupados a esse desgaste; sabíamos à partida que a FIV era o nosso milagre pois nos permitiria um DGPI (diagnóstico genético pré-implantação). 

A assim começa o capítulo deste conto de fadas, o meu conto de fadas, a conceção de um filho...