quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ponto da situação


Há pouco recebi o tão esperado telefonema da clínica. Dos 10 ovócitos retirados, 7 estavam maduros e ainda conseguiram amadurecer 1 em cultura. Dos 8 ovócitos fecundados neste momento temos 6 bem fecundados e 1 que merece ainda muitas dúvidas. Para já é isto. Não é perfeito, mas não está mau... sábado ligam novamente para informar quantos irão fazer a biopsia embrionária (que em princípio será mesmo sábado). 

Quanto a mim, hoje estou praticamente nova. Ontem há noite ainda fiquei apreensiva com as dores de sentia e a ligeira indisposição (secalhar foi por passar a tarde inteira ora deitada, ora sentada no sofá), mas hoje sinto-me francamente bem. Melhor até que nos dias antes da punção.

É tão difícil manter-me positiva ao mesmo tempo que me preparo para o pior. É um exercício bem complexo este. Uma coisa tenho a certeza... amadureci mais neste último mês do que nos restantes quase 30 anos que antecederam esta experiência.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Punção - 29/6

Aqui estou eu em casa, em repouso, após a minha punção :)

Acho que correu tudo bem. Esta etapa está concluída. Agora está nas mãos de Deus, dos biólogos e dos médicos. Já não há nada que eu posso fazer.

Ontem à noite ainda bem que tive o aniversário da minha prima querida, caso contrário tinha stressado bem mais. Mesmo assim não foi fácil controlar a ansiedade. Desde ontem até hoje de manhã só desejava um motivo muito forte para não ir fazer a punção (como se uma situação dessa fizesse algum sentido!!). Claro que era a ansiedade a falar por mim, só queria que passasse tudo. Enfim... a minha mariquice a levar a melhor sobre a racionalidade. Mas agora já está. 

Foram retirados 10 ovócitos. Ainda temos que ver os que estão maduros, os que vão fecundar, os que vão evoluir, os que estarão aptos a fazer o DGPI e depois de feito se há algum para transferir. Um longo e tortuoso caminho para os próximos dias. Certamente que dos 10, muitos serão "perdidos" pelo caminho. Mas como já disse, agora não depende de mim. Só me resta confiar nos profissionais que me acompanham (e eu confio a 100%), na sorte, no destino... em qualquer coisa de transcendente, sei lá.... Nunca fui muito crente, mas acho que nestes dias tenho descoberto uma certa fé em mim que nem sabia que existia.   

Vou ser um pouco mais descritiva quanto ao procedimento porque, tal como disse anteriormente, quando andava por esta Internet fora (e ainda ando lol) em busca de máxima informação sobre FIV e ICSI os blogues de quem já passou por isto ajudaram-me imenso. E também porque estou em casa, sozinha, sem poder fazer grandes esforços, e estar assim parada é novidade para mim, tempo é coisa que não me falta. Espero amanhã voltar ao trabalho caso contrário desespero. 

Então foi assim: a minha punção estava agendada para as 9:10h e aconselharam-me a estar na clínica por volta das 8:30h. E assim foi. Sabia que seria a terceira a fazer a punção. Quando cheguei à clínica chamaram-me para um quarto super confortável para me preparar para o procedimento. Basicamente tive que vestir uma bata e uns chinelos que me deram lá. Ao principio pensei "tenho mesmo que ir sem o meu marido?! acho que não sou capaz!", mas a verdade é que, sozinha naquele quarto, à espera da minha sorte finalmente relaxei um pouco. Às 9:10 em ponto veio a enfermeira buscar-me e fomos para a sala da punção. Aí conheci o anestesista, o biólogo e o Dr. que me fez a punção. Tentaram falar comigo sobre aquelas banalidades para eu relaxar mas confesso que só estava mortinha que me dessem a sedação para eu apagar. E assim foi. Quando acordei já estava no simpático quarto onde me tinha preparado para a punção e estava lá um médico e a enfermeira. Claro que a minha cabeça traiu-me e a primeira coisa que perguntei foi ao médico se era o pai do Dr. Teixeira. Como se isso me importasse alguma coisa lol. A verdade é que na última eco perguntei ao Dr. Teixeira se ía ser ele a fazer a punção e ele disse-me que em princípio seria o pai dele e eu fiquei com isso na cabeça. Ver uma cara conhecida, em quem confiamos, nestes momentos é muito importante. Claro que isto foi no segundo que acordei, ainda baralhada, quando caí em mim só queria o meu marido ali ao meu lado. Não sei se foi realmente rápido ou eu estava toda zonza mas a verdade é que ele apareceu logo logo. E aí finamente eu relaxei. Com ele ao meu lado tudo está bem. Foi só tempo de beber o cházinho e logo logo o Dr. Teixeira veio dizer que tinham retirado 10 óvos e que tinha sido muito bom. Finamente a cara que me dá confiança. Tudo estava bem. Depois foi só esperar 2h e viemos embora. Foram todos muito atenciosos comigo, sempre a ver se estava tudo bem. Ao início não sentia dor nenhuma, mas era graças à sedação. Depois comecei a sentir uma impressão no fundo da barriga que se foi intensificado. A enfermeira ponderou dar-me um pouco de soro, mas com o gelo fui ficando melhor. No fim das 2h já só pensava num café e em comer qualquer coisa de jeito. 

Bem este post já vai longo, aposto que já desistiram todos pelo meio (eu provavelmente tinha desistido lol) mas pronto hoje mereço um desconto lol. Agora não vou dizer que estou como se nada fosse porque não é verdade. Sinto a impressão no fundo da barriga, mas não é nada de especial. Se mariquinhas como eu conseguem, toda a gente consegue! 

segunda-feira, 27 de junho de 2016

4º Eco - 27/6

4º e última eco. É oficial. A punção será quarta feira. O pior dia que podia ter calhado em termos laborais para mim e para o meu marido. Mas quando decidimos avançar com o tratamento sabíamos que seria uma fase complicada em que teríamos que pôr este projeto em primeiro lugar. Nem sempre é simples conjugar isto tudo. Principalmente quando queremos que o mínimo de pessoas saibam...

Quanto aos meus folículos o Dr. apontou para 7 bem jeitosos. Tem lá mais, mas nem sei se serão puncionados. Mas o Dr. traquilizou-me. Disse que estava tudo bem. O ovário direito que foi o que se fez de difícil agora era o que tinha mais folículos jeitosos. Pelo menos fico com esperança que num próximo tratamento (se for necessário) talvez seja mais fácil acertar com a medicação.  Hoje fiz análise sanguínea à progesterona e ao estradiol. Se estiver tudo bem não recebo nenhum telefonema da clínica. Foi-me receitada a última "pica" e alertado que era a mais importante de todo este processo, e também Progefik 200 para começar a colocar no dia da punção de 8 em 8h).

Assim sendo, a atualizando o protocolo para os próximos dias:

27/6 - Ovitrelle 250 (tem que ser administrada de forma subcutânea rigorosamente 37h antes das puncão. No meu caso será às 20:10h. É uma caneta igual à Gonal-F.)
28/6 - .... apenas e só um comprimido do antibiótico de 3 dias. Que estranho um dia sem picas, sem nada...
29/6 - punção folicular (e que seja o Deus quiser)

Aproveito para deixar a dica a quem fizer tratamento na clínica do Professor Alberto Barros, existe uma farmácia próxima da clínica, chama-se Farmácia do Bessa, que tem a medicação sempre disponível e as meninas são super atenciosas a explicar como se administra. As primeiras doses comprei noutra farmácia, mas além de não terem a medicação disponível notava-se que não estavam minimamente à vontade no assunto.

domingo, 26 de junho de 2016

State on mind

“It’s okay to be scared. Being scared means you’re about to do something really, really brave.”:  

Hoje, em princípio, será o último dia de "picas". E digo em princípio porque nisto nada é certo. Quer dizer acho que amanhã ainda faltará uma. Depois do primeiro imprevisto da má resposta à estimulação, que aparentemente foi solucionada, ou pelo menos atenuada, tenho um medo que me paralisa da punção. Não do ato médico (também tenho, mas tento a todo o custo não ser mariquinhas), mas do resultado. E dos dias que se seguem... serão um turbilhão de emoções. Se eu me achava psicologicamente bem quando comecei este tratamento, pelo menos com a energia necessária para fazê-lo, hoje tenho tanto, mas tanto medo. A minha estratégia, se é que se pode chamar estratégia, é preparar-me para o pior. Fazer planos para os próximos meses, preparar-me psicologicamente para tentar de novo lá para setembro... Focar-me nas coisas boas que tenho na vida e não lamentar esta situação toda.

sábado, 25 de junho de 2016

3ª Eco - 25/6

Hoje foi dia de 3º Eco. E não será a última. Segunda lá estamos nós lá novamente. Em princípio a punção será quarta feira. Hoje os folículos mantinham-se em número, cerca e 16 (não fixei o número ao certo) e estão a crescer dentro do espectável. Hoje o Dr. Teixeira acredita que teremos um número razoável de oócitos na punção. Certezas claro que só no dia. Pode haver folículos sem oócito. Ainda tanta, mas tanta coisa pode acontecer. Que aventura senhores... A nível físico estou um bocado inchada (não sei se caberia nas minhas calças de ganga), mas nada que não se aguente, sinto uma ligeira impressão constante nos ovários (acho eu que são os ovários), que por vezes torna-se mais desagradável, mas nada incapacitante. O Dr. perguntou se tenho sentido enjoos, mas até agora nada de nada. Parece que para resistir à medicação estou cá eu!! Não são só os meus ovários que resistem! O protocolo para os próximos dias é o seguinte:

25/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Menupor (2 ampolas)
26/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Menupor
27/6 -Eco

O meu período de estimulação terá mais dias do que seria suposto. Confesso que já estou um bocado farta de picas. O Gonal-F é super fácil de administrar, mas os outros não. O Orgalutran já vem a injeção pronta, é só administrar. Mas não sei se seria capaz de administrá-la sozinha. Tanto o Menupor como o Luveris é necessário fazer a preparação da injeção. E aquilo tem um bocado que se lhe diga. Valha-me o meu marido. 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

2º Eco - 23/6

Hoje foi dia da 2º Eco. Depois do desapontamento que foi a primeira já ia preparada para tudo. Aliás pensava que acontecesse o que acontecesse ontem tinha sido o último dia de picas. Já fazia planos para realizar na próxima semana e tentar esquecer esta tentativa falhada. Mas enganei-me. E por um lado ainda bem. Hoje tínhamos 13 folículos todos entre os 8 e os 13 mm (penso que mm mas nem sei a unidade em que são medidos... deve ser nm senão os ovários explodiam... bem não sei, adiante). Não é bom mas é bem melhor que na primeira Eco. Para já não está nos planos não fazer punção, mas que foi uma grande surpresa esta lentidão e ineficiência dos ovários, foi. O Dr. Teixeira diz que foi simplesmente um mau ciclo. Ou  seja um azar do caraças.  No lado esquerdo tem vários da mesma dimensão, o que para o Dr. Teixeira é um ótimo sinal. Vamos a ver como isto continua a correr... Para já continuamos com a medicação e sábado é dia de nova Eco. Nas previsões do Dr. Teixeira, e correndo tudo bem (o que é imprevisível) a punção será lá para quarta... oh lentidão de ovários!! Depois da Eco e da consulta com o Dr. Teixeira fomos ao Dr. Cristiano Oliveira para conversar um bocadinho connosco e retificar a medicação. Assim sendo é o seguinte plano:

23/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Menupor (2 ampolas) (o Dr. Cristiano optou por este em detrimento do Luveris)
24/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Menupor
25/6 -Eco

Voltei a ficar com um bocadinho de esperança (cautelosamente com esperança!). Ainda tanta coisa pode correr mal...

segunda-feira, 20 de junho de 2016

1º Eco - 20/6

Parece que a coisa não está a correr como o previsto. Seria de esperar haver uma resposta média/alta à estimulação e estou a ter média/baixa. Só tenho 5 folículos no ovário esquerdo e 2 no direito. O que é muito pouco. O Dr. aumentou a dose de Gonal-F para 225 Ul sc. para os próximos dias e completou com Luveris 1 amp. por dia até a próxima quarta. Quinta é dia de nova Eco e onde se decidirá se é para adiar ou avançar para a punção. O Dr. diz que quando é previsível uma boa resposta à estimulação e quando por qualquer motivo não a há, é melhor adiar e voltar a tentar daqui a 2/3 meses do que avançar. Eu compreendo. 

Acho que tenho que trabalhar a parte da aceitação na minha cabeça antes que isto dê cabo de mim. 

20/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Luveris
21/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Luveris
22/6 - Gonal-F 225 Ul sc. + Orgalutran + Luveris
23/6 - Eco

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ponto da situação

Inspirational Quote about Life and New Beginnings - Visit us at InspirationalQuotesGazette.com for the best inspirational quotes!:
Por enquanto é isto.

14/6 - 1º dia
15/6 - Gonal-F150 Ul sc.
16/6 - Gonal-F150 Ul sc.
17/6 - Gonal-F150 Ul sc.
18/6 - Gonal-F150 Ul sc.
19/6 - Gonal-F150 Ul sc. + Orgalutran
20/6 - Eco


Para já é este o meu plano de tratamento. Só na segunda terei novidades quando fizer a Eco. 
Ontem tremi por todo o lado para dar a primeira pica com a Gonal-F.  É uma chatice ter que estar no frigorífico. Entre o final do trabalho e uma formação que tive à noite tive que ir a casa. Não sei como farei no fim de semana porque sábado tenho um batizado e domingo uma sunset party de aniversário... A verdade é que mão custa absolutamente nada. Mas eu sou (era) aquela pessoa mariquinhas que vira a cara para o lado para tirar sangue. Não tenho dúvida que acabarei este tratamento uma pessoa muito mais forte. Ontem tivemos que fazer mais umas análises por causa do DGPI e agora é deixar andar. Fisicamente, para já, estou bem. Sinto uma impressão na barriga que certamente será efeito da pica uma vez que o Red nunca me deu nenhuma dar antes. A ver vamos... Psicologicamente sinto que este tratamento não será bem sucedido. As probabilidades jogam sempre contra mim. Se não costuma funcionar à primeira para ninguém porque haveria de correr bem comigo? Acho que é como o meu marido diz... temos que estar preparados para uma maratona. Um dia de cada vez... 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Dois

 

Hoje é um dia de enorme alegria. Faço 2 anos de casada. 

E também resolveu aparecer o Mr. Red para me dar os parabéns e celebrar connosco os 2 anos de casamento. É o início deste ciclo. Que corra o melhor possível...

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Consulta e histeroscopia diagnostica - 7 de junho

The reference is actually Job 11:18, so they got it backwards. But the words are still true.:  

Ontem foi dia de consulta na clínica e da realização do exame que faltava, a histeroscopia diagnóstica. Antes de mais, e porque também "mariquinhas" é o meu nome do meio e andei em busca de bastante informação sobre este exame, devo dizer que às meninas que tenham que fazer este exame que relaxem que o exame é muito simples. Claro que ontem não achava isso e devo ter dificultado um pouco a vida ao simpático médico que me fez o exame, o Dr. Teixeira. Mesmo o meu exame tendo sido complicado, pelos visto já não realizam este exame com especulo há muito tempo, mas o meu teve que ser pois o orifício de entrada do colo do útero estava de difícil acesso (penso que era isso, mas não entendo muito dessas coisas). Com a introdução do especulo tudo se facilitou e o Dr. até disse que o exame em si foi muito simples, estava tudo bem (thanks God!) e tranquilizou-me que esse difícil acesso em nada condicionaria o restante tratamento. Apesar de não ter sido tão simples como para a maioria das meninas, posso dizer que não custou praticamente nada e não tive nenhum efeito recorrente do exame como dor (uma ligeira, mas muito ligeira sensação no fundo da barriga) nem nenhum sangramento até agora.

Quando ao restante da consulta, só tivemos boas notícias. Estava tudo bem com os nossos exames e vamos começar o tratamento no início do próximo ciclo, que deverá ser no início da próxima semana (MEDO). Já fui à farmácia comprar a caneta Gonal-F e hoje vou buscar. Também me foi receitado um antibiótico de 3 dias por causa da histeroscopia e ácido fólico para tomar 1 comprimido por dia. O Dr. Cristiano diz que todo o processo até à tranferência, correndo tudo bem, são cerca de 15 dias.  Adoro a forma como o Dr. lida com isto... até parece que é tudo muito simples. Só assim mesmo se consegue lidar com tudo isto.

Posso dizer que neste momento estou bastante ansiosa. Vai ser todo um mundo novo para mim. Picas, ecografias, ter que gerir tudo com o trabalho, com as festas que aí vêm (vamos tentar ser o máximo descretos em relação a isto tudo, para não preocupar ninguém e nos preservar-nos o máximo possível... um dia de cada vez). E medo... muito medo que não resulte. Sei que é bastante improvável que seja há primeira e as probabilidades nunca jogaram muito a meu favor, mas não consigo deixar de desejar que dê tudo certo agora. Que se consiga um número razoável de embriões, que no DGPI pelo menos um seja saudável e dê para transferir... e depois, claro, que se implante. É uma longa e imprevisível caminhada esta...

quarta-feira, 1 de junho de 2016

State on mind - novo mês, nova esperança

http://www.goodmorningquote.com/short-inspirational-quotes-about-strength/:  

E hoje começa um novo mês. Em cada início de mês uma nova esperança se renova. E este mês teremos novidade na consulta de dia 7. Por vezes dou por mim a pensar: "será que a histeroscopia vai doer?"  "será que vai estar tudo bem e vamos poder avançar com o tratamento?" "será que vai ser já no ciclo que se inicia lá para meio de junho? E se sim como será se calhar a punção no São João e a clínica estiver fechada para fim de semana prolongado?" "será que será em julho e vai impossibilitar a nossa ida de férias?" "será?..." "será?..." Tantas e tantas perguntas para as quais, tenho aprendido, não tenho resposta. E por vezes tenho medo... um medo paralisante. Não (só...) da dor física mas da dor na alma que este tratamento pode trazer.