sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

2ª ICSI - punção folicular

Se na primeira punção que fiz, em Junho passado, no dia tinha a vontade estupida de fugir dali por uma qualquer graça divina, hoje só queria que a punção passasse depressa para começar a verdadeira aventura. Desta vez estava bem mais nervosa, o que é um contra-senso pois não foi a primeira vez. Sabia exatamente como iria ser. Mas estava em pânico (shame on me). Estava em pânico (e ainda estou para dizer a verdade) não por causa do ato médico, mas com o resultado da punção e com os dias que se seguem. 

Desta vez foram retirados 13 ovocitos. Mais 3 que da outra vez. Correu bem, todos são importantes. Esta etapa superou as expectativas. Para quem tem uns ovários manhosos, 1 quisto que acompanhou todo o processo, 13 ovocitos é muito bom! Mas isto é só o primeiro de muitos passos. Nos próximos dias muitos serão perdidos. Primeiro, dos 13 não sei quantos estarão maduros, dos maduros não sei quantos irão fecundar e dos fecundados quantos irão evoluir favoravelmente para realizarem a biópsia embrionária (que em princípio será segunda/terça feira), e depois claro está, se restará algum. Um longo processo. 

Confesso que não me sinto muito confiante, embora tudo esteja a correr bem. Na primeira ICSI também até que nem correu tudo mal e no final... apenas 4 estavam aptos para fazer a biópsia e desses 4 nenhum se aproveitou. Enfim... vamos a ver.  Não posso fazer nada que influencie o desfecho, só me resta esperar o mais serenamente que conseguir.

Quanto à punção... bem não custou lá grande coisa. Todos na clinica foram super atenciosos (nota 20 para esta clinica!), anestesista, médico que fez a punção, enfermeiro, biólogos, Dr T.... todos muito humanos e super profissionais. Pode parecer masoquismo, mas adoro a sedação lol. Sabe tão bem aqueles minutinhos de off. Quando acordei o meu marido já estava à minha espera no quarto e o médico que fez à punção informou que tinham tirado muitos ovinhos. Foi logo um alívio. Depois veio o Dr T. confirmar que tinham sido 13. Agora estou em casa a recuperar, parece-me que desta vez vai custar mais a ir ao sítio. Sinto um desconforto grande no baixo ventre... mas certamente que amanhã estarei melhor.

Agora só me resta preparar psicologicamente para os próximos dias que não serão nada fáceis a nível emocional. Obrigada a todas por acompanharem os meus desabafos e por transmitirem-me confiança e pensamentos positivos. 

2 comentários:

  1. 13 vai ser o teu número da sorte!
    Pensamento positivo que é muito importante, calma e serenidade para preparares o teu corpo para receber os teus tesourinhos!!!
    Força querida
    Desta vez vai ser diferente e vais transferir sim
    Beijinhos coragem para acreditar

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado um bocadinho ausente, mas hoje consegui passar por aqui para ver as tuas novidades! E que boas novidades!! É certo que os próximos dias são muito importantes, mas este é o primeiro passo! 13 ovócitos, que bom :)

    É como dizes, não há nada que possas fazer a partir daqui que possa alterar o rumo da história! Agora é tentar relaxar, recuperar e ser positiva! Eu acredito que vai correr bem! :)

    Um beijinho grande e boa recuperação!

    ResponderEliminar