quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

2ª ICSI - Consulta encerramento de ciclo

Com grande pesar lá tive hoje a consulta de encerramento de ciclo.

Este ciclo menstrual está todo marado, ia cheia de medo que os meus ovários estivessem prestes a explodir, mas parece que não. Segundo o Dr T. está tudo bem e no ciclo após um tratamento não se pode dar relevância a nada de anormal. É normal estar tudo marado portanto.

Quanto à análise deste tratamento, na opinião do Dr (e eu concordo) tivemos uma estimulação fantástica com muitos ovocitos, e  uma parte laboratorial muito boa. Mesmo depois da biópsia tínhamos 3 embriões 5AA (um foi o transferido) e os outros também eram de qualidade. Todos destruídos... coitados. Confirmei (tive que o fazer...) com o Dr. que a taxa de implantação de embriões manipulados é (muito) menor que em embriões que não fazem biópsia embrionária. Nada que já não soubesse, mas tinha que confirmar. O Dr. explicou que a fragilidade prende-se com a evolução após a retirada das células analisadas, ou seja até ao 5º dia. Ao 5º dia um 5AA analisado, arrisca dizer, que é igual a um não analisado (aqui tenho as minhas dúvidas).  Mas mesmo assim não arriscaria congelar. A transferência em casos de embriões manipulados resulta melhor a fresco. O meu brilhante resultado veio estragar a estatística. Claro que o embrião correria um risco enorme na descongelação... é inegável. Embora este facto o Dr. disse que têm ótimos resultados em pessoas com a minha mutação. Não se lembra de nenhum caso que não tivessem "resolvido o problema". Ora eu já conto dois tratamentos... quantos seriam necessários?! Quanto a esta parte, esclarecida. Um dia poderia resultar... mas era preciso uma sorte do caraças.

Quanto ao facto de ter menstruado ao 7º dia após a transferência o Dr T. não sabe explicar porquê. Disse também que é um facto que o preocupa claro. Perguntei-lhe concretamente se havia alguma coisa que poderiam fazer para prevenir e ele respondeu que provavelmente não. Num próximo tratamento, se estivesse tudo bem hormonalmente, levaria uma dose extra de pregnyl no dia da transferência, mas haverá um risco enorme de hiperestimular. (Tudo boas notícias!). Também disse que só se voltar a acontecer é que será significativo. Claro que aqui concordamos que uma transferência não a fresco poderia ajudar. Mas o Dr. foi bem claro quanto a isso, com os meus embriões manipulados não dá para arriscar. 

Conclusão: para o Dr T. o caminho é este. No próximo tratamento (lá para abril ou maio) iria fazer o protocolo curto. Embora a parte da estimulação ter sido fantástica com o longo, devido aos valores hormonais no final, o Dr. queria tentar novamente o curto. Mas agora com o Pergoveris desde o início. Tá visto que a Gonal só me faz cócegas. Na parte lutea teríamos o acrescento do pregnyl no dia da transferência, caso os valores hormonais o permitam. A mim parece-me um ótimo plano. Mas era se quisesse seguir este caminho...

Continuamos a ter embriões (embora de excelente qualidade ao 5º dia) frágeis. O facto de a congelação estar fora de questão quer dizer muito... Isto quando temos embriões saudáveis. Não posso esquecer que na 1ª ICSi nem isso tivemos. Temos também o facto de em situações normais, o ideal para mim após esta experiência, seria transferir num ciclo diferente do ciclo da estimulação (para tentar prevenir a hemorragia precoce). Analisando tudo isto, a mim parece-me que o ovodoação continua a ser o caminho. Embriões não manipulados, e um endometrio sem estimulação. Talvez resulte... pelos menos é muito mais provável.

Quanto ao dgpi... não lhe fecho a porta. Correndo mal um tratamento com ovodoação, e se tiver força para tal, talvez volte aos meus óvulos. Mas agora preciso de experimentar outra coisa. 

7 comentários:

  1. Olá 👋Bem depois d ler este posto fiquei com um pouco de preocupação e medo. A minha hormona anti mulherica é d apenas 1.2 ( tenho 27 anos). Já fiz uma primeira estimulação q correu mal e resultou um quisto dela. Está sensação é horrível 😟

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Catarina... não queria nada fazer sentir-me assim. Isto é apenas o meu caso. Não o teu... cada pessoa é uma pessoa e reage a estás medicações de forma diferente. Eu também ganhei quistos após a primeira estimulação e na segunda tive um resultado muito superior. A tua próxima estimulação, os médicos já conhecendo como o teu corpo reage, de certeza que correrá melhor (comigo foi assim e ctg também será com certeza). Quanto ao dgpi temos que ter consciência da dificuldade do processo... mas olha eu tive dois embriões ótimos, o meu corpo é que resolveu não colaborar. Secalhar da próxima até colaborava... na consulta de encerramento de ciclo da 1ª ICSI o Dr C. Disse-me que era preciso resiliência neste caminho. Não percas a tua só porque comigo não correu bem. Vai correr bem contigo vais ver :-)

      Beijinho e espero mesmo não te desanimar com a minha partilha... se soubesse não tinha escrito nada...

      Eliminar
  2. Pelo contrário deves continuar a escrever, gosto do teu blog e d o ler pois não encontrei mais nenhum a falar em dgpi. E gosto principalmente quando escreves sobre as consultas apesar d ficar assim totó, mas já passou (não há nada q uma boa noite d sono não resolva). Continua a escrever pois adoro o blog e como escreves. Beijinho e muita sorte nesta nova etapa 🍀

    ResponderEliminar
  3. os tratementos, a infertilidade e tudo o que é associado deixa uma pessoa em baixo, deprimida e triste.... é um caminho muito difícil a nível físico e emocional mas é por um bem maior :) Um dia o dia chega :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que chegue Maria :)

      A nível físico não é como tirar um dente, mas faz-se bem. Agora a nível emocional... é do caraças!

      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá! As respostas que obtêm e as conclusões que se tiram nestas consultas são tão importantes.
    Vais agora partir para uma nova etapa, que vai ser mais feliz!
    Um tratamento com DO é a resposta para muito do que pode ter corrido menos bem neste teu tratamento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar