terça-feira, 23 de maio de 2017

Já ERA

E o ERA já está. Daqui a cerca de 10 dias sei o resultado.

Certamente que não é como comer um gelado mas também fiz um filme muito, mas muito pior na minha cabeça. Digamos que é semelhante ao papanicolau. Eu avisei que era a maior mariquinhas da história da infertilidade. Agora é viver com o desconforto causado por mais umas horas e rezar para que o resultado seja, pelo menos conclusivo e não tenha que repetir este exame.

Essa foi a parte boa. A parte má é que a Dra. C. não acha "normais" os meus escapes sanguíneos. Muito menos com a progesterona intramuscular como estava a tomar. Claro que não são normais. É necessário ter a certeza que está tudo bem com o útero. Não podemos correr riscos e desperdiçar embriões. Claro que não podemos. Basicamente entendi que, seja qual for o resultado do ERA, o próximo passo é fazer uma histeroscopia diagnostica. Eu já fiz uma precisamente há 1 ano atras... mas isso foi antes de começar os tratamentos, muito pode ter sido alterado. Mais um ciclo... e não sei se ficaremos por aqui. Basicamente vejo uma próxima TEC muito longe de acontecer... e só me ocorrem palavras menos bonitas na minha mente. Mas claro que temos que ter a certeza que está tudo bem, e se não estiver tratar, antes de desperdiçar mais embriões. Não esperava outra coisa da IVI... aliás um dos motivos porque escolhi está clinica foi porque me pareceu que não arriscavam nada. E, para pessoas com pouca ou nenhuma fé, só a ciência nos move. Eu quero otimizar ao maximo este processo, daí ter abdicado do meu DNA, mas caramba... já merecia que corresse bem. Não sei... digo eu. 

Perdoem-me o deprimente desabafo, este post era só para dizer a quem me lê que se tiverem que fazer uma biópsia ao endometrio, não custa nada ;-)

6 comentários:

  1. Já vejo que sou capaz de ser mais mariquinhas que tu... Só de me rasparem a sonda da IUI mandei uns quantos palavrões e ficou-me a doer o endométrio um dia inteiro...
    Podemos formar o clube das maricas ;)
    Acho uma boa conduta da parte deles, não vale a pena desperdiçar embriões se algo estiver incorrecto...
    Como sabes, mando-te muita força. És uma corajosa e uma guerreira <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida :)

      O clube das mariquinhas parece-me bem eheh

      Ontem ainda senti desconforto até adormecer no sítio que deduzo que tenha sido feita a biopsia, mas hoje não sinto absolutamente nada. O que eu penso quando estou a passar por esses desconfortos físicos é pensar que não tenho opção e não... é aguentar o melhor que conseguir :) O que me custa realmente são os dados psicológicos que isto em traz...

      Beijooo

      Eliminar
  2. Já era! Primeira parte já está, agora não é melhor, esta espera... o nosso emocional e psicológico é que sofre, a nível físico acabamos por nos acostumar e deixamos de ser mariquinhas! Tu não és de certeza mariquinhas és sim muito forte e corajosa!
    Mas diz me continuaste a ter spotting mesmo depois de iniciar a progesterona IM?
    Beijinhos e agora é esperar, este estado maravilhoso da espera a que não estamos naaaaaada habituadas, mas que cada vez custa mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei se se pode chamar spotting... neste ciclo o que aconteceu foi o seguinte: tomei o pregnyl dia 16 às 22h, tenho a certeza que ovulei no dia 17 no início da noite pois no ovário esquerdo eu sinto a ovulação, e no dia 18 pela manhã, e durante o dia, sempre que ia à casa de banho papel vinha manchado de rosa ou vermelho muito claro, não chega a sujar pensos diários nem nada, só o papel higiénico. Nesse dia à noite, dia 18, comecei com a injecção da progesterona. No dia seguinte, dia 19 continuou a acontecer a mesma coisa, mas acabou por parar ao longo do dia. Desde dia 19 até hoje não aconteceu mais isso, tirando ontem, mas isso foi do exame de certeza. Hoje já está tudo na paz. Basicamente durante o ciclo acontece sempre está situação durante 2/3 dias... e isso não será certamente normal. Isso e não ter respondido ao estrogenio externo... neste momento estão a ser estudadas duas situações diferentes (que podem estar relacionadas claro) o porquê de a fase lutea ser menor que 14 dias e estás perdas. Posso ter uma janela de implantação uns dias (1 ou 2 dias) deslocada, daí ter a fase lutea menor é nada ter a ver com estas pequenas perdas. Mas essas perdas podem ser muita coisa que dificulte (ou não) a implantação... pode ser desde uma inflamação no colo do útero, uma desordem hormonal, a pólipos, miomas ou outras coisas que a histeroscopia nos dirá. Sinceramente não me parece que seja nada disso... essas coisas são acompanhadas de outras coisas como dores durante as relações sexuais e isso está tudo na paz. Mas nunca se sabe... também pode ser inflamação no útero mesmo, mas parece-me que teria outros sintomas, e tirando as pequenas perdas durante o ciclo não me posso queimar de mais nada. Mas nunca se sabe...

      É uma trapalhada querida Dream...

      Eliminar
    2. Mesmo :(. Eu desde o ciclo de icsi que estou a ovular mais tarde dia 13-15, para quem ovulava a 10-12, agora este ciclo vou fazer suplementação com progesterona para ver se tenho spoting ou não, no meu caso pré menstrual. No meu caso nunca fiz histeroscopia diagnostica e tenho a citologia/papanicolau bem atrasado...... Só duvidas nas nossas cabecas. Amanhã tenho consulta, vamos ver...
      Beijinhos

      Eliminar
    3. O meu spotting não se deve a baixa progesterona certamente... a progesterona intramuscular foi dada para tentar aumentar a fase lutea (que poderia estar diminuída por baixa progesterona, mas não me parece que seja a progesterona o problema. Sempre que fiz análise estava super bem). Eu fiz a citologia em outubro de 2015, pelo rastreio nacional, foi analisado no IPO e felizmente não havia sinais de HPV mas havia sinal de inflamação... nunca foi valorizado nem pela médica de família na altura, nem em nenhuma das clínicas que andei. Uma inflamação no colo do útero não será certamente uma coisa muito grave mas devia ser tratada, acho eu... a histeroscopia já fiz posteriormente à citologia estava tudo bem com o útero. Mas já foi há 1 ano, duas estimulações fortíssimas depois, pode haver algum dano no útero... talvez seja mesmo melhor repetí-la para tirar as dúvidas. O meu marido acredita que se deve tudo a uma questão de timing errado e falta de sorte, que nenhum exame vai acusar nada e está tudo bem. Mas a especialidade dele é bem diferente de ginecologia (ainda bem!!) e parece-me que é o otimismo dele a falar sempre mais alto. Quanto à Dra. C. parece-me que ficará mais sossegada depois da histeroscopia...eu sei que ela acha estranho a resposta que tive ao estrofen e acha "curioso" nas palavras dela, como o meu endometrio cresce tão bem naturalmente e com o fármaco foi a desgraca que foi... claramente eu devo ser uma ave rara!! Daí o meu medo que nunca resulte nenhuma transferência...

      Tenta não pensar muito na consulta... eu sei que é difícil, mas visualiza o resultado final... um bebé nos braços... valerá a pena todas as emoções negativas que passamos :-)

      Beijinho

      Eliminar