terça-feira, 8 de agosto de 2017

Nós por cá

I keep praying, believing and hoping, have been for years, so far nothing but silence from my Heavenly Father. I'm on the verge of giving up. 

Vamos andando... Nunca fez tanto sentido esta típica expressão tão portuguesa.

Nunca na minha vida me senti assim tão... sem saber o que sentir. Não vou dizer que a perda gestacional foi a batalha mais dolorosa que perdi, porque sinceramente já houve outras tão dolorosas como esta. Mas foi esta que levou toda a esperança que tinha em um final feliz. Essa é a verdade. Hoje não acredito que algum dia terei um filho. E com isto não vou dizer que dou por encerrada esta luta. Pretendo transferir os 5 embriões da IVI. Esgotando-os não sei o que farei a seguir... provavelmente será o encerramento oficial desta luta. Mas para já irei preocupar-me em reunir todas as condições para uma nova TEC. Lá para setembro ou outubro. Mas não acredito que volte sequer a ter um positivo.E isto é um sentimento bastante ambíguo...

Tenho notado grandes mudanças em mim. Até agora incomodavam-me gravidezes, bebés e famílias felizes. Sentia uma enorme pena de mim própria. Continuo a sentir... mas de uma  forma definitiva. Não são para mim. Está na altura de convencer-me dessa dura realidade e aproveitar as coisas boas que a vida tem para mim. Não sei se será maturidade... indiferença... tristeza... sei que é isso que sinto.

21 comentários:

  1. Isso que falas, sobre o que sentes, é uma carapaça que adquirimos para nos ajudar a lidar com estas coisas difíceis que a infertilidade nos traz. Acredito que muitos desses sentimentos se vão atenuar daqui a uns tempos e que verás a esperança restaurada mas tudo no seu devido tempo. Há que dar tempo ao tempo para sarar e encerrar este capítulo menos feliz da vida.
    Isto foi só uma batalha, não significa que percas a guerra!
    Hoje, curiosamente, foi o dia em que abri o meu novo capítulo, informar o médico que quero fazer uma nova TEC após o aborto ocorrido em Abril. A diferença é que as expectativas estão mais niveladas com a realidade mas sem nunca perder a esperança de um dia segurar um filho nos meus braços!
    Agora é o tempo de simplesmente "ir andando", de alguma descrença e melancolia mas sei que voltarás a acreditar novamente que serás mãe!
    Um beijinho e muita força, aos poucos as coisas vão-se recompondo e nós também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenhas razão Maria João... esteja simplesmente a fazer o meu "luto" e a esperança volte. Espero que sim... porque andar por estes caminhos da infertilidade só por andar pode torná-los ainda mais difíceis de percorrer. Temos que ter esperança... ainda tenho dúvidas que a recupere mas espero que sim. Ainda não tive coragem de informar a Dra. Catarina do sucedido... talvez quando vier a primeira menstruação após o aborto lhe mande um mail para ela me orientar nos próximos passos que temos de dar... Exames que porventura ela ache importante fazer... sei lá.

      Hoje foi um novo início para ti :) Torço muito para que corra tudo bem! Vai-me mantendo informada... preciso mais que nunca de finais felizes :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Minha querida :( não imaginas como fiquei triste com o que aconteceu. Não merecias.
    Esse pensamento é uma forma de te defenderes de tudo isto que é tão doloroso. E como te entendo! Já senti exatamente o mesmo, já me isolei, desesperei, perdi toda a esperança. Levei o meu tempo para recupera-la. Foram muitos tratamentos, muitos exames, análises e cirurgias e muitas desilusões. Mas consegui um positivo pela primeira vez na minha vida há 2 semanas. Que vitória! Entretanto já tive um grande susto e agora vivo um dia de cada vez. Não sei como vai correr mas tenho que ter esperança.
    Faz o teu luto e recupera a esperança! No fim tudo valerá a pena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Mia :-)

      Vai correr tudo bem! Não corre sempre mal... há muitas histórias felizes e a tua será uma delas :-) fazes bem em viver um dia de cada vez... cada dia que passa é uma vitória :-)

      Beijinho e muitos parabéns

      Eliminar
  3. My little fairy tale...sei bem o que isso é de perder a fé e achar que ter filhos não nós é destinado. Fiz como tu uma fiv com doação de ovócitos a fresco com um embrião 5AA que deu negativo em Novembro passado...deve ter sido dos momentos mais difíceis que eu tive...tinha depositado toda a minha esperança nesta fiv..demorei a recuperar! Em Janeiro nova tentativa com uma tec com embrião 5AB...bhcg positivo mas regrediu 48 h depois...um desalento, uma tristeza, convenci me que ser mãe não ia ser pata mkm...sobravam 2 embriões de qualidade inferior 1 blastocisto grau 2 e 1 3AA. Fiz a 20 de junho última tec com os 2 blastocistos completamente descrente, fui trabalhar no dia seguinte à transferência, fiz a minha vida normal pensando no passo seguinte...se fazia msis um tentativa na mesma clinica ou se ia tentar em Espanha. 2 semanas de espera sem qualquer sintomas, dor, nada...dia 3 de Julho bhcg sem qualquer expectativas e as 18 h positivo com 1434, um valor enorme! 1a eco as 6 semanas e 5 dias tudo ok (1 saco gestacional), 2 eco as 8 semanas e 5 dias tudo ok...próxima dia 18 de agosto, e como muitas meninas, penso 1 dia de cada vez tal o meu medo de um aborto, o que não me deixa aproveitar esta gravidez como deveria. Isto tudo para te dizer que ainda tens 5 embriões e tens todo o direito em acreditar que vai dar certo...mesmo que neste momento estejas completamente desacreditada, sei bem o que é isso. O facto de teres ficado gravida mostra que as coisas estão a funcionar ctg o que é um otimo sinal. Resta apenas aguardar pelo embrião certo e com certeza haverá pelo menos 1. Muita força e não deixes de acreditar. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NDS... que enorme esperança me deste agora!

      Penso que, aos pouco, vou recuperar a minha fé neste processo. Tem momentos que penso que o facto de ter ficado grávida foi bom sinal... simplesmente não era o embrião certo. Mas depois tenho imenso medo que tenha sido alguma rejeição ao embrião (por ser doado...). Se foi uma rejeição pode significar que nunca irá resultar. Mas depois lembro-me que acontece a tanta gente com os gametas próprios que pode ter sido simplesmente azar como tantas vezes acontece... enfim! Muita confusão na minha cabeça :-)

      Espero realmente que corra tudo bem NSD :-)
      Um dia de cada vez, até ao grande dia!

      Beijinho

      Eliminar
    2. E a mim, tendo em conta a qualidade do meu congeladito que não é de todo a melhor.
      Beijinhos querida mylittlefairytale e obrigada pela esperança NSD

      Eliminar
  4. My little fairy tale...sei bem o que isso é de perder a fé e achar que ter filhos não nós é destinado. Fiz como tu uma fiv com doação de ovócitos a fresco com um embrião 5AA que deu negativo em Novembro passado...deve ter sido dos momentos mais difíceis que eu tive...tinha depositado toda a minha esperança nesta fiv..demorei a recuperar! Em Janeiro nova tentativa com uma tec com embrião 5AB...bhcg positivo mas regrediu 48 h depois...um desalento, uma tristeza, convenci me que ser mãe não ia ser pata mkm...sobravam 2 embriões de qualidade inferior 1 blastocisto grau 2 e 1 3AA. Fiz a 20 de junho última tec com os 2 blastocistos completamente descrente, fui trabalhar no dia seguinte à transferência, fiz a minha vida normal pensando no passo seguinte...se fazia msis um tentativa na mesma clinica ou se ia tentar em Espanha. 2 semanas de espera sem qualquer sintomas, dor, nada...dia 3 de Julho bhcg sem qualquer expectativas e as 18 h positivo com 1434, um valor enorme! 1a eco as 6 semanas e 5 dias tudo ok (1 saco gestacional), 2 eco as 8 semanas e 5 dias tudo ok...próxima dia 18 de agosto, e como muitas meninas, penso 1 dia de cada vez tal o meu medo de um aborto, o que não me deixa aproveitar esta gravidez como deveria. Isto tudo para te dizer que ainda tens 5 embriões e tens todo o direito em acreditar que vai dar certo...mesmo que neste momento estejas completamente desacreditada, sei bem o que é isso. O facto de teres ficado gravida mostra que as coisas estão a funcionar ctg o que é um otimo sinal. Resta apenas aguardar pelo embrião certo e com certeza haverá pelo menos 1. Muita força e não deixes de acreditar. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Minha querida
    Esses sentimentos fazem parte do luto. Após uma perda, vivemos numa verdadeira montanha russa de emoções: Não sabemos o que sentir e muito menos o que decidir.
    Sei que é dificil, mas tenta agarrar-te aos 5 que ainda tens á tua espera.
    Já passaste por tanto, eu sei, mas não desistas já!
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  6. My little fairy tale..não é rejeição não, foi mesmo pouca sorte acredita. Eu tive 4 blastocistos com a minha dadora...não sei ainda a idade dela, mas obviamente que nem todos os 4 blastocistos iam dar bebés saudáveis, ou seja 4 bebés. O meu médico sempre me disse para acreditar e que pelo menos 1 haveria de estar bom e dar o bebé que tanto esperava. Obviamente duvidei mesmo, sobretudo quando os embriões que supostamente eram top, não funcionaram!! Pensei em rejeição como tu, ou então no endometrio não ser receptivo e ter problemas mesmo recebendo os melhores embriões do mundo!!! O meu médico sempre disse que não, que era pouco provável sobretudo para mulheres que já tinham engravidado o que era o meu caso (e o teu). Mas claro, qdo não há resultado com os melhores embriões é óbvio que a nossa fé fica abalada e é difícil acreditar nos menos bonitos e mais lentos. O meu médico disse-me tantas vezes e tinha razão...as vezes os embriões mais bonitos não são os mais saudáveis...só vemos o que está por fora e os menos bonitos por fora e mais lentos no desenvolvimento são embriões completamente saudáveis por dentro. Os meus 2 embriões descongelaram bem e continuaram a evoluir o que era bom prognostico mas contudo não acreditei que pudesse ter a sorte de 1 deles ser o bom embrião. Aconteceu mesmo menina :) e agora vamos ver até quando. Como tu sentiste, tem sido muito difícil aproveitar esta gravidez e morro de medo de no dia 18 de agosto (dia da eco) cair da minha nuvenzinha!! Nesse dia estando tudo bem estarei de 11 semanas e 1 dia. Guarda a esperança my little fairy tale! É óbvio que no meio dos teus 5 embriões haverá pelo menos 1 bom embrião que te dará o teu tão esperado bebé :)
    Vou dando noticias!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NDS vai estar tudo bem na eco!

      Recuso-me a pensar que não corre bem com ninguém. Vai correr tudo bem contigo e vai deixar-me com esperança no meu próximo embrião (caso implante). Eu soube a idade da minha dadora quanto tive alta da IVI. O médico que acompanha a gravidez tem que saber essa informação, e na IVI não fazem obstetrícia. É mais jovem que eu 8 anos, mas no meu caso não faz muita diferença. Acho que os meus embriões são todos de igual classificação, blastocistos a iniciar a eclosão, mas já perdemos 1 na primeira TEC, o que é raro acontecer na IVI... é o que eu digo, nós temos que passar por todas as dificuldades... apanhar as pedrinhas todas. Só espero um dia construir um castelo para um príncipe ou uma princesa.

      Beijinho e dá-me novidades da tua eco!
      Torço muito para que esteja tudo bem (tem que estar!)

      Eliminar
    2. Vou pedir-te algo que pode parecer difícil e não sei como faria se tivesse no teu lugar, mas aproveita essa gravidez... por favor, desfruta desse milagre! Não é por estarmos sempre com medo, que o pior deixa de acontecer!

      Já prometi a mim mesma que se conseguir engravidar novamente não vou viver a coisa da mesma forma. (Obviamente que falar é fácil e as constantes perdas de sangue, por muito pequenas que fossem, não me deixaram relaxar, mas irei tentar ter outra atitude).

      Beijinho***

      Eliminar
  7. Já não comentava há muito tempo..porque ando a batalhar com os meus próprios demónios e a minha tristeza..
    Acredito sim que num dos teus embriões está o teu bebe..❤️
    Olha o meu caso..saudável o único problema conhecido e o sop e a pouca mobilidade dos espermatozóides do marido..2as icsi e 2as tecs e nenhum bebe..um aborto retido as 11 semana se duas gravidezes bioquímica a última agora em agosto..
    Os médicos sempre elogiaram os meus embriões e o útero mas a verdade e que até agora ambos me falharam..cada vez mais acredito que algo de errado se passa com os meus embriões pois implantam mas não desenvolvem..
    Tenho dois últimos embriões criopreservados depósito neles a pouca esperança que ainda me resta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Bea temos que ser tão resiliêntes... É batalha após de batalha. As tuas também não têm sido nada fáceis. E já tens um bebé... admiro a tua força para lutar por mais um.

      Como sabes eu teoricamente também não tenho nenhum problema reprodutivo. Tenho uma janela de implantação mais curta que o normal que só tem influência em tratamentos, naturalmente nem seria relevante, mas depois parece que nada corre bem...

      Quem sabe não chegará a nossa vez? Temos que nos agarrar a alguma coisa.

      Beijinho e muito boa sorte para ti :)

      Eliminar
  8. Olá Little fairy tale! Ontem la fui fazer a ecografia com o coração literalmente nas mãos....e felizmente estava todo otimo 😊 estou com 11 semanas e 1 dia e o meu/minha pequenote já tem o tamanho de 11 semanas e 3 dias....46 mm de muito amor!!! Tão giro ve-lo ou vê-lá a mexer as perninhas que já estão totalmente formadas, pezinhos minúsculos! Os ruins e o estômago tb já apareciam e o narizinho via-se muito bem o que é, segundo a médica, um bom indicador de não trisomia 21 :)...agora sim respiro de alívio e permito-me sonhar que está história terá um final feliz :)
    Próxima eco será aquela das 12 semanas no dia 28 de agosto! Nesse dia já terei 12 semanas e 4 dias...
    Não percam a esperança como perdi a minha...de certeza que vai funcionar, 1 embrião será o certo!!!
    Vou dando noticias! Beijinho e mantena a fé no vossos embriões criopreservados!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa notícia minha querida NDS :-) que bom mesmo... vai correr tudo bem! Daqui a nada terás o teu bebé nos braços...

      Obrigada por partilhares está boa nova comigo. Pensei muito em ti na sexta feira...
      quanto a mim... não sei. Há dias maus.. em que penso que devia desistir. Há outros que tenho uma imensa vontade de fazer nova TEC para ver se corre bem... uma enorme confusão que vai para aqui portanto :-)

      Beijinho grande e aproveita em pleno a maravilhosa fase que estás a viver :-)

      Eliminar
  9. Olá my little fairy tale!!! Como previsto foi hoje o dia da eco das 12 semanas!!! Correu lindamente...tem 12 semanas e 4 dias mas o bebekas já está com o tamanho de 13 semanas certinhas.
    Foi muito bom constatar que está tudo no sítio... apesar de todos os marcador de trissomia estarem normais, fizemos o test pré natal TRUST para ficar ainda mais descansados...mas supostamente não há razão para nos preocupar, um bebé perfeito como disse à médica que fez a
    Eco ☺ mexia-se tanto, não parava quieto (a)!!! Que alívio, mas que alívio mesmo saber que está tudo bem!!!! Não deu para saber o sexo, primeiro porque nos esquecemos de perguntar a médica ( estavamos tao maravilhados a olhar eu e o meu companheiro que nem nos lembramos desse pormenor e ela nada disse). Daqui há 10 dias com o resultado do TRUST já iremos saber! Pareçemos duas crianças em cima de uma nuvem...não cabemos em nós de tanta felicidade :)
    My little fairy tale...sei que vais irás saber o que isto é, confia nos teus 5 pequenos embriões, 1 haverá de ser o tal ou a tal, ou 2 quem sabe :) lembra-te eu precisei de 3 tentativas.... as vezes temos mesmo, como dizes, que apanhar muitas pedrinhas até termos o nosso bebé nos nossos braços!
    Fé e esperança, não há motivo nenhum para que não consigas!!! Vou dando noticias, agora nova consulta dia 25 de setembro, mas venho cá antes dizer o resultado do TRUST e se é menino ou menina 😊 aguardo por notícias tuas tb é muita força querida!!!! Beijinhooo 😘

    ResponderEliminar
  10. Olá my little fairy tale!!! Como previsto foi hoje o dia da eco das 12 semanas!!! Correu lindamente...tem 12 semanas e 4 dias mas o bebekas já está com o tamanho de 13 semanas certinhas.
    Foi muito bom constatar que está tudo no sítio... apesar de todos os marcador de trissomia estarem normais, fizemos o test pré natal TRUST para ficar ainda mais descansados...mas supostamente não há razão para nos preocupar, um bebé perfeito como disse à médica que fez a
    Eco ☺ mexia-se tanto, não parava quieto (a)!!! Que alívio, mas que alívio mesmo saber que está tudo bem!!!! Não deu para saber o sexo, primeiro porque nos esquecemos de perguntar a médica ( estavamos tao maravilhados a olhar eu e o meu companheiro que nem nos lembramos desse pormenor e ela nada disse). Daqui há 10 dias com o resultado do TRUST já iremos saber! Pareçemos duas crianças em cima de uma nuvem...não cabemos em nós de tanta felicidade :)
    My little fairy tale...sei que vais irás saber o que isto é, confia nos teus 5 pequenos embriões, 1 haverá de ser o tal ou a tal, ou 2 quem sabe :) lembra-te eu precisei de 3 tentativas.... as vezes temos mesmo, como dizes, que apanhar muitas pedrinhas até termos o nosso bebé nos nossos braços!
    Fé e esperança, não há motivo nenhum para que não consigas!!! Vou dando noticias, agora nova consulta dia 25 de setembro, mas venho cá antes dizer o resultado do TRUST e se é menino ou menina 😊 aguardo por notícias tuas tb é muita força querida!!!! Beijinhooo 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom minha querida :)

      Espero que agora possas desfrutar desse momento (que imagino) mágico :) Estou tão feliz por ti... é tão bom ver que é possível... que há finais felizes!

      No dia 31, na próxima quinta, tenho consulta com a Dra. Catarina. Sinceramente não sei que esperar. Só espero que esteja tudo resolvido quanto ao aborto (que palavra horrível) e que se possa começar a pensar numa nova TEC. Temos que andar para a frente, com uma dor demasiado grande, mas temos que andar para a frente. Quanto a ter fé que irá correr bem... (ainda) não tenho.

      Beijinho grande
      Estou mesmo feliz por ti, pela tua família :)

      Eliminar
  11. My little fairy tale! O resultado do TRUST já chegou e felizmente está tudo bem relativamente às trissomias e é uma menina :) tao Feliz que ainda acho que não é verdade...é tão estranha esta sensação de estar grávida e agora saber que é uma menina que me custa querer que não estou a sonhar !!!
    Muita força querida neste caminho, verás que terás um final feliz, tenho a certeza disso, como já te disse não há motivos para que não seja assim...vou dsndo noticias, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que está tudo bem!! É uma menina... que maravilha! Vai dando notícias sim :-)

      Os motivos vão aparecendo, vão-se sumando, e com eles vai-se a esperança. Vamos ver o que a vida tem reservado para mim...

      Beijinho grande

      Eliminar