terça-feira, 19 de abril de 2022

34 semanas

 Ontem chegamos às 34 semanas e foi dia de consulta. 

So far so good. As tensões estão boas e nenhum implicação no bebé. O colo do útero estava com 28mm, encurtou 1mm em duas semanas, e está fechado. Para já nada leva a crer que este bebé queira nascer nas próximas semanas. Ufa… desde a eco morfológica do 2.o trimestre até cerca das 30 semanas vivemos um pouco apreensivos com a questão do líquido amniotico no limite superior. Mas estabilizou e seguiu a evolução normal. Ontem o baby pesava 2550kg, a dr. não disse em que percentil estava mas já não me parece que esteja muito acima do que consideram “normal”. Deve estar ali ligeiramente acima do percentil 50. A coisa que mais me preocupa são as contrações que sinto. Não são dolorosas e há dias que sinto imensas, outros que são mais tranquilos. Ontem fiz o primeiro CTG e não acusou nenhuma contração, não preciso aumentar a dose de Adalat (é um medicamento para a hipertensão e que reduz as contrações), estou a tomar 1 por dia, mas ainda podemos aumentar a dose para 2 por dia. 

O nosso (nosso e da médica) sempre foi chegar às 37s, mas agora já ponderamos as 38s. Mais 4 semanas seria o ideal para o bebé, e como tal são as 4 semanas que eu espero aguardar para conhecer o meu menino. Com 34 já pode nascer na Cuf Porto e por isso o meu coração descansou um pouco. Morro de medo de um parto num hospital público pois muito provavelmente se traduziria num parto chamado normal, e eu continua a medricas que era em 2018 é preciso que seja uma cesariana para viver esta fase final da forma mais tranquila possível. Se aguentar até as 36, e der para dar as injeccoes de maturação pulmonar, irá nascer na Casa de Saúde da Boavista, tal como a Alice. Se nós pregar uma partida antes nascera na Cuf Porto. Isto são tudo cenários possíveis, porque felizmente, nada nos diz que não irá aguentar mais 3/ 4 semanas e nascer na altura “certa”. 


Daqui a uma semana vou parar a aspirina, às 35s. No máximo faltam 4 semanas e eu já só peço aguentar-me “bem” até ao dia 2 de maio para conseguir ir ao colégio da Alice celebrar o dia da mãe. Por causa da pandemia, é a primeira vez que vamos festejar no colégio, e será muito importante para mim poder ir. (E para ela também que eu sei). Estou bastante ansiosa para conhecer o meu bebé, para começar a nossa aventura a 4, para recuperar a minha mobilidade. Esta fase final não está a ser muito fácil fisicamente, a barriga está muito grande, muita azia, canso-me com muito pouco, a semana que passou comecei a inchar mãos e pés. Felizmente ainda nada de especial, mas a cara já está deformada. Ganhei barbela!!! Como é possível?! Isto vai ter que sair quando o bebé nascer! Basicamente o meu amor próprio já teve melhores dias, mas eu sei que é apenas uma fase é depois do baby nascer, hei-de recuperar(-me).

Sem comentários:

Enviar um comentário