quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

9 meses depois

Estava aqui a olhar para o meu filho, já com 9 meses e que hoje ficou comigo porque apanhou uma das milhentas viroses que a irmã traz para casa, e apeteceu-me visitar este cantinho virtual que tanto fez por mim em fases cruciais da minha vida. 

Não é todos os dias que me lembro do processo que por aqui relatei. Aliás lembro-me muito pouco porque a vida acontece. Dois filhos é um grande desafio, uma benção maior que alguma vez desejei. Agora estamos completos e somos imensamente felizes. Temos as nossas coisas, como toda a gente, mas caramba… nunca pensei chegar onde estou hoje em termos de parentalidade. Mudei toda a minha vida por eles. Deixei o meu trabalho a tempo inteiro e hoje tenho o meu negócio. Adaptei a minha vida para ter disponibilidade para poder acompanhar os meus filhos. Tudo tão diferente de quando andava presente por aqui a tentar realizar o meu sonho da maternidade. 

A A. já tem 4 anos e está numa fase maravilhosa. O JM tem 9 meses e é um sonho de bebé (tirando quando está doente que fica impossível!). Adoram-se e isso é a melhor coisa da minha vida. Ver o amor é veneração com que se observam, ve-los a interagir… e pensar que eu pensei em não transferir o embrião do JM! Sou tão, mas tão mais feliz com ele na minha vida. Muito mais cansada, mas muito mais feliz. 


Continuo imensamente grata à mulher que doou os seu gametas para eu ter os meus filhos. E à IVI… à Dr. Catarina… sem eles nada seria possível. 


Para todas que encontram este blogue quando estão perdidas a iniciar este processo espero que vos conforte saber que há finais felizes. 

9 comentários:

  1. que maravilha, merecem tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, My little fairy tale
    Deixa-me felicitar-te pelo vosso final feliz depois do grande turbilhão de emoções que foi o vosso percurso.
    Descobri o blog, quando fiz a minha 2ª TEC por ovodoação, na tentativa de buscas de explicações, do porquê de mais um resultado negativo. Na minha cabeça só havia uma explicação, tinha de haver alguma incompatibilidade entre mim e a dadora (se há 1 ano atrás com os meus óvulos tinha engravidado, embora resultasse num aborto), e foi aí que cheguei às células killer e ao blog.
    Ontem, chegou o resultado da 3ª TEC e não houve implantação novamente. Já fiz o ERA+EMMA+ALICE, histeroscopia, e todos os outros exames que supostamente são necessários, e está tudo bem (o ERA ditou que teria de fazer mais 1 dia de progesterona, que foi feito nesta terceira TEC).
    A medicação também foi alterada e fiz o que na clinica chamam de “protocolo XPTO”, que é um protocolo quando há sucessivas falhas de implantação:
    - do 2º dia do ciclo até ao 6º dia 1,5 mg de dexametasona
    - do 7º dia do ciclo até à TEC 0,75 mg de prednisolona que passou a 1mg no dia seguinte à TEC até ao betahcg
    - 1 comprimido de cartia do 2º dia do ciclo até ao betahcg
    - 2 pensos de dermestril 100 (estradiol) do 2º dia do ciclo até ao betahcg
    - 2 comprimidos de estradiol do 2º dia do ciclo até ao 7º dia e depois 3 comprimidos até ao betahcg
    - 1 injeção de lovenox que iniciei dois dias antes da TEC até ao betahcg

    A análise ao sangue por causa das células killer, neste momento de nada adianta uma vez que os embriões estão criados.
    Ainda temos 2 embriões, estou com 45 anos, sinto-me tão desgastada emocionalmente que já nem sei se os transfira.
    Ainda não tive consulta com a médica, mas pergunto-me, haverá outra medicação para combater a não implantação???? Se o meu corpo os rejeita, vou transferir os restantes para quê? Ou poderá haver um “pequeno milagre” em algum dos embriões que o meu organismo não o rejeite?
    Bem sei que o protocolo difere de clinica para clinica e o protocolo para a pessoa X pode não resultar com a pessoa Y, mas, que medicação fizeste e resultou nos dois bebés?
    Tudo de bom para vocês,
    É ao ler que ainda há finais felizes, depois de tanto desgaste emocional, que nos vai dando algum alento

    ResponderEliminar
  3. Olá querida 🙂
    Lamento muito o triste desfecho desta tec. Não há muitas palavras que possam tornar as coisas mais fáceis, apenas deixo um beijinho muito grande.
    Em relação à medição que eu fiz após saber ter o perfil uterino mais hostil, o tal kir AA, não me lembro exatamente como foi (está tudo nos posts do blog), sei que foi ligeiramente diferente nos meus 2 filhos, a nível do corticoide. Mas no fundo ia dar aí mesmo. Na minha filha, assim como todas as tecs que fiz com exceção da última, fiz progesterona intramuscular (embora nunca houvesse evidência de ter má absorção da progesterona, tenho a fase lutea estupidamente curta). Na última tec a Dra. optou por progesterona oral e engravidei na mesma.
    Se me permites a minha opinião, por mais ciência que nos acompanhe (e eu sou eternamente agradecida à ciência), é preciso uma sorte muito grande para que resulte, daí achar que se te for possível, financeira e emocionalmente, não deixes de transferir os últimos embriões. A sorte pode mesmo estar do teu lado na próxima… eu nunca pensei que a sorte estivesse do meu lado 2x, ainda por cima na última tec, e esteve 😊

    Beijinho muito grande e muita força para esta etapa! Vai correr tudo bem 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não vamos desistir ainda :) se percorremos o caminho até aqui, vamos ter força para chegar ao fim, seja o desfecho qual for, mas mais tarde pensaremos "tentámos tudo".
      Obrigada pelas palavras

      Eliminar
    2. Leio os vossos comentários a a partilha que a My little fairy talle faz, queria agradecer a existência deste blog e a sua partilha. Estou num processo semelhante e tem sido muito difícil. Saber que existem outras pessoas que passaram por isto e conseguiram suceder ajuda (mas não descansa). Maria , força e não desistas. Rita

      Eliminar
  4. Maria. Mary, compreendo a sua frustração, inseguranca... Enfim sentimentos desgastantes. Vá tentando. Não desista! Verifique o seu kir. Talvez seja isso. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fizemos o nosso luta desta TEC, agora pensamos "desistir quando estamos quase a chegar ao fim!?, não! não o podemos fazer". Se aguentamos até aqui, conseguiremos aguentar mais um pouco :)

      Eliminar
  5. Olá, vim aqui dar através de uma pesquisa no demaeparamae e estive a ler toda a sua luta. Tb estou na Ivi e tb sou seguida pela Dra Catarina Godinho, engravidei á 1ª (tb de OD) mas perdi com 7semanas e 4 dias na semana passada, ando aqui numa luta para "expulsar" o que quer que ainda esteja cá dentro...para conseguir seguir em frente e tentar de novo, ainda temos 6 embrioes! Beijinho

    ResponderEliminar