quarta-feira, 29 de junho de 2016

Punção - 29/6

Aqui estou eu em casa, em repouso, após a minha punção :)

Acho que correu tudo bem. Esta etapa está concluída. Agora está nas mãos de Deus, dos biólogos e dos médicos. Já não há nada que eu posso fazer.

Ontem à noite ainda bem que tive o aniversário da minha prima querida, caso contrário tinha stressado bem mais. Mesmo assim não foi fácil controlar a ansiedade. Desde ontem até hoje de manhã só desejava um motivo muito forte para não ir fazer a punção (como se uma situação dessa fizesse algum sentido!!). Claro que era a ansiedade a falar por mim, só queria que passasse tudo. Enfim... a minha mariquice a levar a melhor sobre a racionalidade. Mas agora já está. 

Foram retirados 10 ovócitos. Ainda temos que ver os que estão maduros, os que vão fecundar, os que vão evoluir, os que estarão aptos a fazer o DGPI e depois de feito se há algum para transferir. Um longo e tortuoso caminho para os próximos dias. Certamente que dos 10, muitos serão "perdidos" pelo caminho. Mas como já disse, agora não depende de mim. Só me resta confiar nos profissionais que me acompanham (e eu confio a 100%), na sorte, no destino... em qualquer coisa de transcendente, sei lá.... Nunca fui muito crente, mas acho que nestes dias tenho descoberto uma certa fé em mim que nem sabia que existia.   

Vou ser um pouco mais descritiva quanto ao procedimento porque, tal como disse anteriormente, quando andava por esta Internet fora (e ainda ando lol) em busca de máxima informação sobre FIV e ICSI os blogues de quem já passou por isto ajudaram-me imenso. E também porque estou em casa, sozinha, sem poder fazer grandes esforços, e estar assim parada é novidade para mim, tempo é coisa que não me falta. Espero amanhã voltar ao trabalho caso contrário desespero. 

Então foi assim: a minha punção estava agendada para as 9:10h e aconselharam-me a estar na clínica por volta das 8:30h. E assim foi. Sabia que seria a terceira a fazer a punção. Quando cheguei à clínica chamaram-me para um quarto super confortável para me preparar para o procedimento. Basicamente tive que vestir uma bata e uns chinelos que me deram lá. Ao principio pensei "tenho mesmo que ir sem o meu marido?! acho que não sou capaz!", mas a verdade é que, sozinha naquele quarto, à espera da minha sorte finalmente relaxei um pouco. Às 9:10 em ponto veio a enfermeira buscar-me e fomos para a sala da punção. Aí conheci o anestesista, o biólogo e o Dr. que me fez a punção. Tentaram falar comigo sobre aquelas banalidades para eu relaxar mas confesso que só estava mortinha que me dessem a sedação para eu apagar. E assim foi. Quando acordei já estava no simpático quarto onde me tinha preparado para a punção e estava lá um médico e a enfermeira. Claro que a minha cabeça traiu-me e a primeira coisa que perguntei foi ao médico se era o pai do Dr. Teixeira. Como se isso me importasse alguma coisa lol. A verdade é que na última eco perguntei ao Dr. Teixeira se ía ser ele a fazer a punção e ele disse-me que em princípio seria o pai dele e eu fiquei com isso na cabeça. Ver uma cara conhecida, em quem confiamos, nestes momentos é muito importante. Claro que isto foi no segundo que acordei, ainda baralhada, quando caí em mim só queria o meu marido ali ao meu lado. Não sei se foi realmente rápido ou eu estava toda zonza mas a verdade é que ele apareceu logo logo. E aí finamente eu relaxei. Com ele ao meu lado tudo está bem. Foi só tempo de beber o cházinho e logo logo o Dr. Teixeira veio dizer que tinham retirado 10 óvos e que tinha sido muito bom. Finamente a cara que me dá confiança. Tudo estava bem. Depois foi só esperar 2h e viemos embora. Foram todos muito atenciosos comigo, sempre a ver se estava tudo bem. Ao início não sentia dor nenhuma, mas era graças à sedação. Depois comecei a sentir uma impressão no fundo da barriga que se foi intensificado. A enfermeira ponderou dar-me um pouco de soro, mas com o gelo fui ficando melhor. No fim das 2h já só pensava num café e em comer qualquer coisa de jeito. 

Bem este post já vai longo, aposto que já desistiram todos pelo meio (eu provavelmente tinha desistido lol) mas pronto hoje mereço um desconto lol. Agora não vou dizer que estou como se nada fosse porque não é verdade. Sinto a impressão no fundo da barriga, mas não é nada de especial. Se mariquinhas como eu conseguem, toda a gente consegue! 

7 comentários:

  1. Boa!10 é um belo número! A explicação realmente ajuda muito para quem ha-de entrar por este caminho. Agora descansa muito! E nao fiquei a meio li ate ao fim! =) beijinho

    ResponderEliminar
  2. 10 ovocitos é um óptimo número :)
    Agora é mesmo relaxar e amanhã já terás novidades dos teus óvulos. Não sei como funciona o processo da DGPI mas espero que corra tudo bem.
    Agora é mesmo descansar. A parte mais complicada (fisicamente) já passou :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, hoje já me sinto praticamente normal fisicamente :)

      Quanto ao DGPI funciona assim: no 3º dia de desenvolvimento, no meu caso será sábado, será retirada uma célula aos embriões que estiverem a desenvolver bem, que será analisada no Hospital de São João. O embrião continua o seu desenvolvimento no laboratório e caso haja algum saudável na análise feita no São João, esse será transferido ao 5º dia. Na teoria é assim... daí eu precisar de muitos ovócitos para ter muitos embriões... aumenta a probabilidade. 10 é bom, mas podia ser melhor...

      Beijo e obrigada*

      Eliminar
  3. Parece que correu bem. Que bom! 10 ovinhos :)
    Agora é deixa-los a namorar lá nos frasquinhos.
    Esta etapa está concluída com sucesso, venham as próximas!

    Olha quase que nos cruzavamos! Ontem também estive lá ao final da manhã. Mas estava no consultório do Dr. Teixeira (Dr. J. como eu lhe chamo)

    Que continue tudo a correr bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda era engraçado nos cruzarmos :) Sem fazer a mínima ideia quem somos :)

      Já tens novidades quando irás começar a nova estimulação?

      Beijo e obrigada*

      Eliminar
    2. LOL! Pois, se nos cruzassemos não fariamos ideia :p
      Quanto à tua pergunta, penso que já está respondida :)
      Beijinhos

      Eliminar