terça-feira, 5 de setembro de 2017

State on mind

Love quote : Love : Looking for #Quotes Life #Quote #Love Quotes Quotes about moving on and Best

Esta dúvida hoje voltou a perturbar-me. Não que eu ache que chegou a hora de desistir de ter um filho. Mas talvez esteja a chegar a hora de preparar-me para tal. 

Este ciclo menstrual não está a ser fácil. Está a ser bem mais "anormal" que o anterior, o que se seguiu ao aborto (já consigo referir-me ao sucedido como aborto! talvez esteja a progredir). Não tenho dor nenhuma e soube na ecografia que  este ciclo não estava normal, soube (e sei!) que o 2º ciclo após um aborto ainda não está equilibrado. Mas hoje voltei a ter um sangramento a meio do ciclo (que deduzo seja da ovulação). É frequente isto acontecer comigo, mas deita por terra toda a esperança que eu possa eventualmente ter em um tratamento bem sucedido. Isto não é muito valorizado por nenhum médico, as ecografias (tirando esta em que fui alertada que havia um folículo que provavelmente se iria transformar em um quisto folicular e onde ainda existiam vestígios do aborto) não detetam nenhum problema, mas o que é certo é que isto inquieta-me.

Na próxima consulta com a Dra. C. vou perguntar-lhe se não acha oportuno fazer uma histeroscopia antes da nova TEC. Nem que para isso tenha que adiar mais um ciclo (ou 2) a transferência. Não sei como é este procedimento na IVI, se a histeroscopia terá que ser realizada num ciclo e a TEC em outro, ou se pode ser no mesmo. Aliás, nada me garante que não será a Dra. a adiar quando fizer nova eco e vir como isto está. Só sei que tenho um longo caminho pela frente... e neste momento encontro-me com bastante medo de percorrê-lo. Se ao menos pudesse voltar para a "nuvem" onde me refugiei nos primeiros tempos... fui tão feliz lá.  

14 comentários:

  1. Eu passei pelo problema da infertilidade com a minha filha mais velha. Da mais nova engravidei sem estar a contar. No entanto, sem me querer alargar mais vou dizer-te que, há pouco, entrou na maternidade uma amiga minha da minha idade (44) que conseguiu engravidar depois de muitas tentativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resiliência... Tem dias em que se some, mas depois nada como uma boa noite de sono e já parece mais fácil :)

      Eliminar
  2. Olá minha querida! Também eu me tenho colocado essa questão nos últimos dias: ontem recebi um telefonema da IVI a informar que a TEC não resultou! Isto para um casal que à partida tem um bom prognóstico, é de deixar os cabelos em pé!
    Acho que não perdes nada em colocar essa questão mas acho que não adianta, por outro lado, dar um passo maior que a perna! Não vale a pena sofrer por antecipação e estar a imaginar cenários que provavelmente nem se irão colocar. Basicamente, acho que o melhor para nós, é viver um dia de cada vez e tentar ultrapassar os obstáculos à medida que vão surgindo!
    Apesar da última vez ter acabado numa perda, já houve avanços que conseguiste alcançar mas temos mesmo que acreditar que vamos alcançar o nosso desejo porque ninguém o fará por nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa sou eu... a que sofre pro antecipação. A que pensa em todos os cenários possíveis na esperança de estar preparada para eles. Mas a verdade é que mesmo que se verifiquem não sofro menos na hora por já ter sofrido antes. Enfim... ainda tenho um longo caminho a percorrer na inteligência emocional também.

      Lamento imenso que não tenha resultado desta vez. Infelizmente sabemos que é assim... às vezes corre bem, outras nem por isso. Minha querida tantas e tantas vezes temos que ir buscar forças sabe-se lá onde... Ainda tens mais embriões criopreservados?

      Beijinho grande e nada de baixar os braços
      (infelizmente sabemos que há coisas piores que uma TEC mal sucedida)

      Eliminar
    2. Eu também sofro por antecipação e contra mim falo. Quando estamos do lado de fora é muito mais fácil racionalizar e dar estes conselhos (embora nem sempre façamos as coisas como as aconselhamos :P).
      Eu faço psicoterapia há uns anos e talvez isso me ajude a lidar emocionalmente com esta questão.
      Ainda tenho mais 2 blastocistos (eram 4 inicialmente): um expandido (5 dias) e um eclodido (de 6 dias).
      Baixar os braços está fora de questão, a dúvida agora é transferir já no próximo ciclo ou descansar este ciclo para a cabeça arejar.
      (E sim, desta vez sempre soube que uma TEC negativa nada se comparava ao que já tinha passado. Afinal estamos a ficar mais emocionalmente inteligentes ;)
      Um beijinho e toca a pensar positivo (se outros conseguem, porque não nós?)

      Eliminar
    3. Sem duvida que calejadas já nós estamos... pena ainda não estar completamente imune a desilusões (nunca estarei... é da condição do ser humano a emoção).

      Se fosse eu transferia logo neste ciclo, mas eu sou mais impaciente... faz o que o teu coração te mandar. Só faz bem dar tempo ao corpo para se equilibrar... eu é quero tudo para ontem. Outro grande ensinamento que a infertilidade me trouxe... apreender a ser paciente.

      Beijinho grande

      Eliminar
    4. O Dr. Sérgio decidiu por mim! Quer reunir connosco para conversarmos (estou em pulgas para ouvir o que tem para nos dizer!) mas só tenho consulta para dia 20 por isso o próximo ciclo, à partida, já era :P (é bom às vezes não termos que tomar decisões ;)).
      Eu também estou farta de esperar e de perder tempo, ando a tentar engravidar desde Setembro de 2013 por isso tudo me parece uma eternidade! Mas lá está, às vezes as coisas acontecem por uma razão, às vezes esperar pode ser benéfico, sem darmos conta disso :)

      Eliminar
    5. Se já menstruaste pode significar que este ciclo já não será possível. Quando se está de fora vemos que é realmente melhor assim... dar descanso ao corpo (e à mente também). Eu neste momento estou assim... para já confio imenso na Dra. Catarina, faço o que ela achar melhor. Deixo-me levar... Eu preciso mesmo que tomem certas decisões por mim! NA próxima TEC quero transferir 2 embriões, o meu marido prefere 1 (mas eu sei que o conseguia convencer) por isso iremos fazer o que a Dra. aconselhar...

      Desde que pensamos em ter um filho (desde o início de 2016) que tenho aprendido imensas coisas... a esperar foi uma delas. Mas ainda vacilo muito...

      Eliminar
    6. Ainda não menstruei (ainda devo estar sob o efeito da progesterona) mas de qualquer das formas acho que este ciclo já era mas lá está, descanso o corpo e cabeça, principalmente a cabeça!
      Foi a Dra. Catarina que me agendou a minha primeira TEC, embora tenha sido o Dr. Sérgio a fazê-la, e tenho quase a certeza que, tendo tu blastocistos, ela vai sugerir que transfiras só um mas lá está, a última decisão é sempre a do casal. Percebo que queiras aumentar as tuas hipóteses numa só transferência mas pelo que tenho lido não sei se no caso de blastocistos valerá a pena transferir logo dois duma só vez.
      Outra coisa que aprendi neste processo foi a confiar no meu instinto (raramente me enganei, tanto para o mau como para o bom) por isso o meu conselho é confiares no teu instinto quando tomares essa decisão!
      Um beijinho :)

      Eliminar
    7. Se ainda não menstruaste, em ciclo natural (não sei se é assim que costumas transferir) ainda dá... agora ou depois, o importante é que corra bem :-)

      Eu sei que a Dra. vai só querer transferir 1. Já conversamos sobre isso antes e ela é bastante clara em só querer 1. Mas talvez agora tenha pena da mim e concorde comigo lol acho que nem eu sei bem o que quero... já li que casos de ovodoação como o meu o ideal é mesmo só 1. Racionalmente eu sei que é o melhor...

      Eliminar
  3. O spotting é definitivamente uma treta e acredito que nos dá a volta ao miolo. Em termos médicos pode não ser grave, ter uma justificação (ex ovulação ) ou uma causa fácil de tratar (ex o meu cado insuficiência do corpo luteo) mas em termos psicológicos é do pior.
    Força para o caminho é preciso demasiada coragem para o percorrer, a mim essa coragem falta muito, mas tu tens sido uma super mulher, força querida
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Dream... pode até nem ter significado nenhum, mas desmoraliza completamente! Odeio spotting... insuficiência do corpo luteo também devo ter por isso é que preciso de progesterona intramuscular (por prevenção)...

      Obrigada pelas palavras tão queridas... a mim também me falta a coragem às vezes, mas penso sempre que "o que não tem remedio, remediado está"... só me resta andar para a frente e enfrentar as coisas... quanto mais cedo melhor...

      Beijinho minha querida e tu também tens sido muito forte e corajosa no teu percurso! Deves orgulhar-te de ti :-)

      Eliminar
  4. Minha querida
    Não!!!Não esta na altura de desistires e de preparar...Não mesmo.
    Acredita que essa é uma fase muita dura! Não partas para já para ela.
    Agarra-te ao que tens por favor! Já passaste por muito eu sei, mas ainda tens estrada á tua frente.
    Vais ver o teu sonho realizado e vai ser nessa altura que te vou conhecer pessoalmente ( a ti e ao teu rebento).

    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria um enorme prazer :) Com ou sem rebento...

      Ainda não estou preparada para desistir. Só que o caminho a percorrer às vezes assusta-me imenso...

      Beijinho grande :)

      Eliminar