terça-feira, 27 de março de 2018

Resultado kir

Finalmente sei o resultado da análise.
E obviamente não são boas notícias. Tenho o perfil mais hostil para embriões.

O que significa isso? Significa muitas coisas.
Explica todo o processo até aqui. As falhas de implantação e até o aborto.
Significa que terei que fazer um corticoide de baixa dosagem 7 dias antes da transferência e aspirina após a transferência e a gravidez toda, caso um dia aconteça. E estas são as coisas boas.

As coisas más é que significa que só embriões muito neutros implantarão no meu útero hostil. E neste momento ainda temos 3 embriões que temos que usar sem poder optimiza-los. Num próximo tratamento será possível combinar o perfil do meu marido com o de uma futura dadora que seja o mais neutra possível para que os embriões sejam o mais neutro possível. Para ver se um dia isto acontece.  

Eu agradeço toda esta informação que a ciência atualmente nos dá. Até há 1 ano atrás a explicação era que simplesmente não dá... ou dá após muitos, muitos tratamentos, e com um alinhamento astral brutal. A realidade é que notícia é muito má. É a primeira constatação real, inequívoca que o meu caso de fertilidade é do pior. A Dra. C. não disse que era impossível... disse que era possível basta encontrar o embrião o mais neutro possível. Signifique isso o que significar, que até eu estou com dificuldade em assimilar todos estes conceitos. 

Agora tenho que parar a pílula e transferir os embriões restantes. Em casos como o meu transferir 2 é muito pior. É fácil de perceber porquê... é o dobro de material genético estranho para o meu organismo rejeitar.  E aqui não é necessariamente pior ser uma doação. A incompatibilidade pode estar simplesmente no meu marido. Não é correto chamar-lhe incompatibilidade. O correto é dizer que o meu perfil uterino como é hostil (o mais hostil possível) pode rejeitar apenas o material genético do meu marido. Mesmo que o restante fosse meu. O dele seria o suficiente para explicar tudo isto. Uma nova doação até pode ser uma coisa boa... boa porque podemos procurar uma dadora que até tenha a parte dos antigénios melhores que os meus (o que explica o perfil hostil é a parte dos anticorpos). Análises e análises que terão que ser feitas.

Para já significa que terei que fazer 3 transferências até esgotar estes embriões . (Não sei se será bem assim... depois desta TEC posso escolher transferir 2 e assim esgoto-os de uma vez, mesmo sem o apoio da Dra. C.).

Se não tivesse recorrido à PMA devido ao meu problema genético certamente seríamos aqueles casais que tentam meses a fio até acabar na PMA na mesma com uma infertilidade inexplicável. Ou então teríamos sorte... este perfil uterino não significa que é impossível engravidar. Significa que é preciso uma sorte do caraças. 

E é isto a minha vida. Quando mais vasculhamos mas porcaria descobrimos. Lá está... eu sei que não vai correr bem. Já há muito tempo que sei... só vou persistir até onde o meu marido quiser, porque somos uma team

8 comentários:

  1. É uma resposta, ainda que terrível. Muitas infertilidades inexplicáveis são situações em que a Ciência ainda está limitada. Tens uma equipa ao teu lado que te dá mais do que as palavras convencionais que se dão a quem joga no Euromilhões e não acerta na chave vencedora, dizem para ir tentando. Por um lado gostava de ter uma informação palpável para não ficar com a sensação que estão a ser esgotadas possibilidades que se calhar não têm lógica nenhuma. Por ver como o meu sistema imunológico reage a coisas extremamente simples, pensei várias vezes que pode ter sido um erro ter transferido sempre dois embriões de cada vez. As perdas foram sempre muito cedo, o que me leva a crer que o organismo atuava logo que se apercebia de um corpo estranho. As implantações foram sempre de um embrião apenas. Nunca nos foi dado qualquer aconselhamento ou opinião sobre esse assunto. O funcionamento tem sido mais de aceitação das fatalidades e recurso a novas tentativas. Acho também que se não tivesse sido persistente, a aspirina teria sido introduzida apenas na última TEC e nem sequer tinha tomado o corticóide.

    Só posso desejar que tenhas uma força hercúlea. Estou a chegar ao fim da linha mas não deixo de querer acompanhar a tua caminhada. Quero mesmo que sejas feliz.

    Um beijinho enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida PL tenho aprendido nestes dois anos que os “azares” têm sempre uma justificação. Podemos é ainda não a ter encontrado... as coisas não acontecem “por acaso” ou porque “foi azar”. É uma coisa que admiro na minha médica... sempre procurou justificações e nunca nos disse “tiveram azar”.

      Eu não sei como estas coisas funcionam, e sei também que provavelmente no HSJ não fazem está análise pois tem bastantes limitações na prática. No fundo o que vou fazer é um corticoide e aspirina, aquilo que já fazes, ainda que prescritos numa base empírica. O que quero dizer é que no fim vai dar ao mesmo, eu simplesmente sei porque os tomo e tu continuas na dúvida... e não há nada que pague a nossa paz de espírito já tão fragilizada com tudo isto. Quero dizer se não seria interessante sugerires à médica que te acompanha fazer essa análise fora do hospital? Na IVI custa 160€ e pode dar-te a resposta para todo o teu tortuoso percurso... não iria mudar nada.

      Assim como a mim. Está sentença não altera nada. Sabê-la não mudou nada. Além da terapêutica que julgam ser a indicada para casos como o meu... (secalhar já é uma grande coisa). Neste momento estou muito triste... mas conformada. Pelo menos sei porquê... vou parar de pensar no “porquê”...

      Quanto a ser feliz... temos que ir buscar a felicidade no que temos de bom. Tem momentos (muitos até) em que sou feliz... depois a culpa e o “mundo lá fora” lá me lembram da anormal e eu sou e lá se vai a felicidade.

      Espero, do coração, que encontres a tua paz e a tua felicidade... ficaria imensamente feliz que vencesses a infertilidade :)

      Eliminar
  2. Segundo percebi pelo Dr. Sérgio, esta análise é um pau de dois bicos porque eles ainda não podem retirar muitas conclusões destes resultados. Ainda não há evidências e faltam ainda estudos para dizer categoricamente que esta alegada incompatibilidade influencia assim tanto o resultado duma implantação.
    Por outro lado, acredito que possas sentir um pouco de alivio por encontrares alguma resposta no meio deste processo todo. Dá-vos também a oportunidade de fazerem algumas correcções e modificações relativamente às transferências anteriores e a uma futura doação!
    Realmente isto do KIR pode explicar muitas das infertilidades inexplicadas que existem por aí.
    Eu vou continuar por aqui, a apoiar-te e a desejar que tudo corra pelo melhor e que em breve possas concretizar o teu grande sonho e o do teu marido.
    Um beijinho grande e ânimo, agora que há uma pista, vão poder batalhar com mais armas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Dra. Catarina também foi clara quanto às limitações destas análises na atualidade. Ainda falta muita investigação para se ser categórico quanto às conclusões. Ou melhor, quanto ao facto de ter um perfil uterino hostil à implantação, não há dúvida... as dúvidas ainda residem é nas implicações disso. Não será impeditivo de engravidar... mas é que é mais difícil, é. Aliás a minha história comprava isso mesmo: ótimso embriões, condições uterinas favoráveis, não seria suposto não haver implantação... ou então até há. Daí os meus pequenos sangramentos que podem ser a implantação mas imediatamente o meu organismo "rejeita" o embrião. As condições do meu aborto também comprovam isto mesmo da rejeição... o embrião começou a crescer e o meu organismo começou a lutar contra ele. Se estivesse a tomar a aspirina talvez tivesse sido diferente... Muitos "ses". Um mundo novo se abre com estas tretas da imunologia.

      Obrigada Maria João :) Também torço muito por ti. Vai-me dando notícias tuas!

      Eliminar
  3. Olá querida Little.
    Não pensei nunca que o resultado fosse ser este, caramba, até há um par de meses nunca tinha sequer ouvido falar neste KIR. É agora de repente... Que grande treta para não escrever o enorme palavrão que disse assim que comecei a ler. Como assim? Mas no fundo e apesar de não fazer sentido nenhum estares a passar por mais isto, não faz mesmo sentido,é sempre melhor saber e apesar de tudo o que falta apurar relativamente a esta análise agora sabes e talvez tenhas o tal porquê. Talvez o cortico por si só seja a resposta, talvez seja o suficiente para baixar as guardas do teu útero. É verdade que pode ser que seja preciso o tal perfil neutro de embriões, mas assim estás frente a frente com o teu inimigo, com o teu porquê. É mais ""fácil"" (está coisa nunca é fácil... Nunca) combater um inimigo com um nome com um rosto. E esse tal perfil hostil esse maldito KIR não faz ideia com quem se está a meter. Muita força querida Little estamos aqui para apoiar e para torcer. Não tenho comentado porque ando muito nhonho a esperar e desesperar que a tiróide responda, nada a ver com o teu state on mind nem nada disso. Beijo enorme estou aqui até ao fim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dream... minha querida Dream :)

      Ainda bem que agora entendo porquê que não está a resultar. Isto é tudo muito novo, talvez não nos leve a lugar nenhum. Saber a realidade e com que linhas nos cosemos é sempre melhor. Baixa a expectativa...

      Espero que a tua tiróide rapidamente colabore para que possas andar para frente :) Que vida a nossa!

      Eliminar
  4. Apesar das notícias serem pouco animadoras o facto de explicar algumas coisas talvez ajude a encaixar tudo sobre outra perspectiva.
    Há um novo plano, uma maneira de tentar contornar essa hostilidade uterina, ainda tens opções que se quiseres podes tentar seguir.
    Espero mesmo que corra bem! Espero que consigam porque têm lutado tanto...
    Beijinho e muita força Little.

    ResponderEliminar