segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quisto no ovário

Se a temática quistos interessar a alguém aqui vai alguma informação duvidosa "cientifica" encontrada nessa grande enciclopédia que é o "Dr. Google. 

Pelo que andei a ler, muito mais que este breve resumo, o meus quistos provavelmente são quistos funcionais, mais propriamente foliculares. Aqui fica a minha experiência: mais ou menos na altura da ovulação tive uma dor mais intensa no baixo ventre, mais localizada no lado esquerdo, que pensei que fosse prisão de ventre ou algo do género. No dia seguinte já estava muito melhor, no entanto a ""sensação estranha" do lado esquerdo permaneceu. E ainda permanece. Nos dias seguintes a sentir essa dor mais forte tive um corrimento avermelhado, a meio do ciclo (a mais de meio para ser exata), mas passados 2 ou 3 dias passou. Aqui vai alguma informação sobre os meus novos companheiros (que serão por algum tempo me parece...). Só espero que não continuem a crescer e a multiplicar-se.


O que é um quisto no ovário?

O quisto de ovário é, portanto, uma bolsa ou saco com líquido em seu interior, que se forma no próprio ovário ou ao redor do mesmo.
Existem vários tipos de quisto no ovário, os mais comuns são os chamados quistos funcionais, que se formam durante o processo de ovulação.

Quistos funcionais

. Quisto folicular 

A cada ciclo menstrual, as variações hormonais estimulam o crescimento de um folículo ovariano, que é um pequeno quisto que contém o óvulo em seu interior. Na metade do ciclo menstrual, esse folículo se rompe e libera o óvulo em direção a uma das trompas. Esse processo chama-se ovulação. Caso o folículo não consiga ser rompido, ele continua a acumular líquidos em seu interior e a crescer, formando um quisto. Todo folículo não rompido que atinge, pelo menos, 2,5 cm de diâmetro é chamado de quisto folicular.
Normalmente sua formação ocorre durante a ovulação e pode alcançar o diâmetro de 5,8 centímetros. Apresenta parede delgada preenchida por fluido claro. Sua ruptura pode ocasionar forte dor no lado do ovário em que apareceu. Essa dor aparece durante o ciclo menstrual, durante a ovulação. 
O quisto folicular é o quisto ovariano mais comum de todos e ocorre principalmente em mulheres jovens. Este tipo de quisto costuma desaparecer espontaneamente após algumas semanas.

- Quisto do corpo lúteo

Quando no momento da ovulação o folículo ovariano rompe-se e liberta o óvulo, ele passa a se chamar corpo lúteo. O papel do corpo lúteo é produzir estrogénio e progesterona de forma a preparar o útero e o organismo da mulher para receber uma gravidez. Caso o óvulo libertado não seja fecundado, o corpo lúteo involui e desaparece em poucos dias.
O cisto de corpo lúteo surge quando logo após o seu rompimento para liberação do óvulo, ele volta a se fechar, passando a acumular líquido em seu interior. O cisto de corpo lúteo costuma ter mais de 3 cm de diâmetro e também desaparece espontaneamente após algumas semanas.
Medicamentos usados no tratamento da infertilidade, como o citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) aumentam o risco de formação de um quisto de corpo lúteo.


Sintomas de quisto no ovário

Os sintomas de quisto no ovário são raros, porém caso cresçam, os quistos podem provocar:
  • Dor na região pélvica;
  • Dor durante as relações;
  • Atraso da menstruação;
  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Sangramento vaginal fora do período menstrual;
  • Aumento de peso;
  • Enjoos e vômitos;
  • Cansaço fácil e
  • Dificuldade para engravidar.

Sem comentários:

Enviar um comentário