sexta-feira, 21 de abril de 2017

O que define o dia de hoje... medo

Hoje ia cheia de nervos para Lisboa. Já há muito tempo que não sentia esta ansiedade. Ia preparada para tudo. Sabia quais os passos que se seguem... um endometrio que não reage a 2 tipos de estrogenios não (podia ser) seria coisa boa. Mas sabia que era importante este ciclo para a Dra. C. ter algum conhecimento do meu sistema reprodutivo.  

Lá estava eu mais uma vez naquela posição desconfortável da ecografia (já fiz mais ecografias que muitas mulheres a vida toda!) quando ouço a Dra. C. dizer " uff... hoje temos um endometrio perfeitamente normal. Já estava a ver que íamos ter que ir por outro caminho (exames e mais exames pensei eu...), mas ainda bem que está bonito. Não  temos um endometrio de 10 mas 7 para o dia de hoje é bem bom."  Eu nem queria acreditar... afinal isto naturalmente até nem está a correr mal. Saímos de lá com a transferência marcada para a próxima sexta feira. Hello?! Transferência marcada??? Nem acredito que vai mesmo acontecer... (ainda estou com medo que ele regrida, essa é que é a grande verdade!). Amanhã tenho que administrar Pregnyl às 22h para controlar a ovulação e domingo começo o tão malfadado Progefikk de 12/12h. Confesso que ainda nem acredito que isto vá andar para a frente... tenho tanto medo de criar falsas esperanças...

A Dra C. (e o meu marido) concluíram que provavelmente eu tenho um problema a nível de receptividade a algumas medicações. Parece que o meu útero não reage a estrogenios externos, o que aconteceu o ciclo passado foi que houve um mecanismo de Feedback negativo, no lugar de reagir favoravelmente ao Estrofen ou aos pensos, ao receber estrogenios externos ainda regrediu, basicamente o estrogenios externo inibiu o estrogenio natural, daí o péssimo desempenho. Neste momento o meu (anormal!!) organismo não quer nada com o Fsh (gonal) externo e com o estrogenio externo (estrofen e pensos transdermicos). O que me deixa sem opções... ou vai natural ou não vai. 

Hoje estou cheia de medo. Medo de criar falsas esperanças. Os 8 embriões dão-me confiança... não temos só uma chance. Temos 8... e isso parecendo que não é uma grande esperança. A conselho da Dra C. vamos transferir apenas 1. A Dra. recomenda 1 por causa do risco da gravidez gemelar (coisa que eu até gostava mas pronto...) e porque a taxa de sucesso desta transferência está nos 55/60% e ao transferir 2, passava para 75%, logo não aumenta significativamente a taxa de sucesso e o risco de gemelar é grande. Não fosse o facto de ser a primeira transferência de embriões com ovocitos doados e arriscava 2... assim não quero "desperdiçar" logo 2... pode haver alguma estranheza na 1ª transferência (o senso comum obriga-me a pensar assim). Vamos ver as cenas dos próximos capitulos.

Mas hoje é um dia feliz.

5 comentários:

  1. Ai que grande notícia que boa notícia minha querida. Estou a torcer muito por ti. Um enorme beijinho

    ResponderEliminar
  2. Esta é a pior fase por causa das decisões.. Nunca sabemos se estamos a fazer a escolha mais acertada.
    A minha primeira transferência com ovócitos doados não resultou, mas resultou a segunda. E nós tínhamos apenas 2 embriões. A Dtra aconselhou a colocar apenas 1 e foi realmente a nossa sorte 😃
    Vais ver que vais conseguir, tens 8 embriões! Pensamento positivo 😊
    Beijo enorme de toda a sorte do mundo ♥️

    ResponderEliminar
  3. Que notícia maravilhosa! Afinal o endometrio portou-se bem.
    Fico muito feliz por vocês.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que boa notícia!! :D Fico contente... sexta-feira está quase aí!! :)
    Vai ser desta, eu acredito... Já mereces! :)

    Um beijinho enorme*

    ResponderEliminar