segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Next Step - Histeroscopia

Hoje lá fui fazer a análise que deu por concluído este infernal ciclo.

E também lá tive que dar conhecimento à Dra. C. Custou-me muito mais isso do que fazer o beta. Enfim... pelo menos desta vez fui eu a falar com ela não me deu as mariquices de não conseguir falar com o médico e por o meu marido a fazê-lo. Isto de ganharmos prática nesta desgraças acaba por ter as suas vantagens. Isso e o facto de não estar com ele, logo não ter hipótese de fugir. Sou muito mais corajosa do que algum dia imaginei. E estou cada vez mais fria... mas isso agora não interessa nada. 

Basicamente o exame não era "preciso" ser feito. Mas como há o historial do aborto, das perdas de sangue, pode haver para lá algum vestígio do fatídico incidente. Pode esse vestígio estar a causar alguma infecção/inflamação que não dá nenhum sintoma. Também pode simplesmente não ter sido o embrião certo, isto nas palavras da Dra. Eu prefiro fazer esse exame antes de mais uma desilusão, fui eu que o sugeri. Pelo menos não penso mais nele... Não sou uma maníaca dos exames, quantos menos fizer melhor, e tento viver todo este processo com a maior ligeireza possível. Não terei prazer nenhum em me submeter a uma anestesia geral (sedação que fica mais bonito) e a pagar uma nota preta pelo exame, que certamente custará, mas para mim faz algum sentido fazer esse exame. Já fazia antes de ter engravidado até. Eu já fiz uma histeroscopia em 2016 antes de iniciar os tratamentos. Faz parte do protocolo inicial na Clínica do Professor Alberto Barro. Estava tudo bem. Mas já tanto se passou depois disso... A Dra. C. diz que vai estar tudo bem... o meu endometrio tem um crescimento perfeitamente normal, mas nunca se sabe. 

Assim sendo, este ciclo não servirá para nada, irá decorrer na paz do senhor, sem pílula sem nada, só com os nervos que as perdas de sangue me irão causar certamente. Acho que a Dra. não quis fazer o exame já neste ciclo por causa das festas, ou eu lhe dei a entender que a logística nos próximos dias não seria fácil. Basicamente o que não é fácil sou eu que preciso de me recompor da última semana que foi terrível. O exame tem que ser feito com o endometrio pequenino. No ciclo que se iniciará no inicio do ano, começo a pílula e por volta do 9º dia faço o exame. Estando tudo bem, paro a pílula e começamos a preparar a próxima transferência. E qual é a minha vontade de fazer tudo isto? Basicamente igual a zero.

A Dra.C. diz ter a certeza que irá correr bem. (Deve dizer a todas não é verdade? Também é um bocado o papel dela, além de ginecologista, psicóloga.) Eu já tenho muitas dúvidas que irá correr bem. Mas como o meu marido diz, a nossa situação não é das melhores, para 90% das pessoas o que passámos é motivo para achar o "fim do mundo", mas cabe-nos a nós fazer parte dos 10% que resiste e é feliz apesar de todas as contrariedades da vida. Hoje eu escolhi ser feliz. Embora ache toda a minha situação ridícula. Ache ridículo persistir nisto (meu Deus será a 4ª tranferênica!!!), para já não tenho alternativa senão persistir. 

5 comentários:

  1. O meu passo seguinte foi também fazer uma histeroscopia (fi-la na semana passada) e tal como suspeitava o Dr. Sérgio, estava tudo bem!
    Não a fiz na IVI porque tenho seguro de saúde, foi-me indicado outro médico pelo Dr. Sérgio.
    E, sendo à partida uma histeroscopia diagnóstica, acho estranho que tenhas que a fazer com anestesia geral. Eu fiz com sedação local porque o médico achou que seria melhor, visto que nunca tive filhos.
    Acredito que no teu caso também estará tudo bem! No meu caso só nos resta concluir ou que temos muito azar ou que haverá um problema com os embriões.
    Um beijinho e força*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora deixaste-me na dúvida... será só anestesia local? se for melhor. A Dra. falou-me em anestesia e provavelmente eu deduzi anestesia geral. Tanto melhor se não for. A que fiz o ano passado foi sem anestesia nenhuma, e foi a primeira "invasão" que fizeram às minhas entranhas e nem custou nada. As transferências custam-me mais... enfim... seja o que for.

      Há realmente variáveis que até os médicos e as clínicas mais experientes não conseguem controlar, e coisas que só nos resta aceitar que aconteceram e pronto. Mas a nossa natureza é a de procurar explicações... para ficarmos em paz. Eu ainda me questiono se terei feito alguma coisa errada. Terá sido da viagem que tenho que fazer de 300km de volta a casa? Será por não fazer repouso? Obvimente que cumpro as recomendações da IVI mas sigo a minha vida normal, não deixo de trabalhar. Será que tenho algum problema no útero? (esta pelo menos espero ver respondida com o exame). Se for problemas nos embriões era bastante irónico no meu caso. Mas já não digo nada...

      Quando fazes a próxima TEC?

      Beijinho grande para ti também que não tiveste um 2017 nada famoso em termos de fertilidade assim como eu :)

      Eliminar
    2. Quando o Dr. Sérgio me falou em histeroscopia falou-me realmente na possibilidade de ser feita com anestesia local ou geral mas pelo que percebi do que fui lendo e do que efectivamente fiz, é que a anestesia geral é usada essencialmente quando a histeroscopia é cirúrgica! Nada como esclareceres essa questão com a tua médica mas também não me agradam muito as anestesias gerais!
      Não acho que tenhas feito nada de errado, se o processo fosse assim tão sensível a Humanidade já estaria extinta :P na TEC que engravidei não fiz qualquer repouso e até estava constipada na altura (talvez a baixa na imunidade até tenha ajudado :P).
      Quanto a problemas nos embriões, mesmo num casal sem problemas genéticos pode haver embriões anómalos pois 40% dos nossos óvulos também têm problemas. Isto é, o facto de ser com dadora não significa que alguns dos embriões não possam ter problemas genéticos.
      Quanto à próxima TEC, talvez para o inicio do próximo ano, precisamos também duma pausa dos tratamentos e das consultas e das análises...
      Embora tenhamos passado por situações identicamente infelizes, traz algum conforto saber que há quem nos compreenda porque passou pelo mesmo que nós.
      Um beijinho e ânimo! Só falta mais um bocadinho para concretizarmos o nosso desejo :)

      Eliminar
    3. É verdade Maria João... é por isso que partilho a minha história detalhadamente neste blogue. Para que quem passa por aqui possa ver que esta luta é bastante ingrata para algumas de nós. São muitos momentos de medo, de desânimo, de desespero até... mas de uma maneira geral, mais tarde ou mais cedo, a maioria de nós consegue o objectivo desejado. O segredo é ser resiliente quando a luta já vai longa :)

      Eu agora também preciso mesmo de não fazer mais nada em relação a isto. Recuperar da última semana que foi muito difícil para mim. Quem sabe 2018 será um ano melhor para ambas :) Eu sempre gostei de anos pares, vamos ver!

      Beijinho muito grande e obrigada por todo o apoio**

      Eliminar
  2. Minha querida
    Lamento muito este desfecho. Estava mesmo confiante e a torcer por ti!
    Infelizmente já sabes como é: caimos mas temos de arranjar forças para o próximo passo.
    Quanto ao exame, concordo com a Maria João, eu fiz e não levei anestesia.
    Pelo meu conhecimento, anestesia geral só se for cirúrgica.
    http://de30a40.blogspot.pt/2014/10/histeroscopia-so-o-nome-ja-assusta.html
    Beijinho Grande
    Estarei sempre cá a torcer por vocês!

    ResponderEliminar