segunda-feira, 30 de julho de 2018

So far so good

Não sei muito bem que título dar a este post, pois não se tem passado nada de novo. O que por um lado ainda bem!

O segundo trimestre é de facto uma calmaria comparado com o primeiro. Tanto a nível de sintomas, sintomas como o cansaço extremo e os incómodos com a comida, tanto como com os níveis de ansiedade. Não posso dizer que me sinto tão insegura como até às 14 semanas. Mas também não há um único dia que não sinto um medo enorme de tudo se tratar de um sonho. 

Hoje estamos com 17s+ 4d e já vem sendo tempo de começar a sentir a baby... mas até agora ainda não se fez sentir. E eu stresso... só queria saber que está tudo bem com ela. De vez em quando sinto uma tremidinha na barriga, mas duvido que seja a minha baby a mexer... é muito esporádico e sinceramente acho que é da minha cabeça. Não são asas de borboletas, nem peixinhos a passar... estou ansiosa e começo a ficar preocupada. 

A próxima eco é só no dia 13 e penso que a médica já irá fazer a tal eco mais detalhada, a morfológica, pois já estaria com 19+4dias. Nessa mesma semana vou repetir a eco morfológica com outro médico pois a Dra. MJ acha sempre melhor essa eco ser feita por 2 médicos diferentes. Que assim seja... o importante é que esteja tudo bem para poder começar a comprar alguma coisa para a bebé. Neste momento ainda não consigo pensar nisso... (ao contrário da minha mãe e da minha sogra que já compram montes de coisas, mesmo eu tendo-lhes pedido que não o fizessem).

Para quem interessar a informação, como disse no último post optamos por fazer o exame de DNA fetal, o Harmony. Existem outros semelhantes, mas este é feito no laboratório onde costumamos fazer todas as análises e está sempre a passar informação sobre o teste lá numa televisão, já sabíamos bastante sobre o exame. Em todos os betas negativos e análises maradas tive que levar com aquilo, por isso agora tinha que fazer o exame lá.... coisas minhas lol. O exame custa 370€ e demora cerca de 10 dias. O resultado é comunicado ao médico assistente e não a nós, ainda não sei o resultado do meu, provavelmente só na próxima consulta. O exame mais completo, o tal que custa perto dos 500€ dá informação sobre as aneuploidias sexuais. Em casos de doação de ovócitos e gravidez gemelar não é possível obter essa informação. Mas segundo a nossa obstetra essa informação não é a mais relevante pois essas anomalias são perfeitamente compatíveis com a vida, logo nem há indicação de aborto.

E por cá vamos andando... a tentar aproveitar esta fase maravilhosa que pode ser a única vez que a iremos viver. Ainda restam 2 embriões mas... com o meu histórico fica difícil acreditar que teremos mais que um filho. Mas agora não quero pensar nisso. Só quero que corra tudo bem desta vez e esta bebé tenha muita saúde.  

3 comentários:

  1. Por aqui estamos juntas. 18 semanas a espera de Isabel

    ResponderEliminar
  2. Eu comecei a sentir pelas 17/18 semanas, diziam que era impossível numa primeira gravidez e devia estar a confundir com gases mas era mesmo ela, era só de noite quando me deitava principalmente para o lado direito.
    A minha placenta estava atrás então era bem fácil sentir e depois até ver...
    Pois ficas já a perceber que fazer pedidos aos avós e que eles cumpram é bastante complicado... Não tem piada mas eu passo a vida a chatear-me quando lhe querem dar bolo (7 meses e meio) ou bolacha maria e dizem que coitadinha não come açúcar nem nada que não seja caseiro, saudável e blábláblá

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei a sentir essas tremidinhas nessa altura mas eu tinha 2 na barriga. Dizem que com gémeos se sente mais cedo. Mas raramente sentia a menina que estava do lado esquerdo, sentia quase sempre do lado direito. E havia fases, mesmo já com 5 ou 6 meses que os sentia muito pouco e eu ficava logo a pensar coisas. Mas tinha a ver com o posição deles. Não te preocupes, ainda não é suposto sentires grande coisa. Vais ver que depois da morfológica vais ficar (um bocadinho) mais descansada. Como te disse, descansadas só ficamos depois de estarem cá fora 😊 Beijinho

    ResponderEliminar