segunda-feira, 8 de outubro de 2018

28 semanas

É incrível como já vamos nas 28 semanas e oficialmente no 3º trimestre e no 7º mês. Dependendo da fonte o 3º trimestre começa ás 26, 27 ou 28. Não sei qual estará certa, mas penso que já posso dizer que estamos no 3º trimestre. 

Pela minha experiência até agora, posso dizer que esta entrada no 3º trimestre está a mostrar-me os verdadeiros incómodos da gravidez. A energia que me foi devolvida no 2º trimestre já era e agora o cansaço voltou a apoderar-se de mim. A minha barriga embora não seja enorme, já pesa, já preciso de pensar duas ou três vezes em como vou fazer para levantar-me se estiver deitada. O inchaço também já começa a acompanhar-me, principalmente se estiver calor ou tiver um dia mais cansativo. Cozinhar é uma experiência diferente agora vivida mais distante do fogão, e apertar umas sapatilhas nem sempre é fácil. É possível... mas mais difícil. 

Tirando isto, que verdadeiramente não é nada de especial, por cá vamos continuando à espera ansiosamente da próxima segunda feira para saber se está tudo bem com a Ali. Continuo com tanto medo que algo não esteja bem.... felizmente desde a semana passada sinto mais os movimentos da bebé, mas mesmo assim não sinto tanto como gostaria. E depois lê-se tanta coisa.... só quero saber se está tudo bem! Em princípio de hoje a uma semana ficarei de baixa... as contracões estão estáveis, mas sempre presentes. Penso que não será alarmante, mas vamos ver o que a médica diz. Por um lado sei que vai ser difícil para mim parar de trabalhar, a nível psicológico, mas sinto que o meu corpo está a precisar e que assim será um final de gravidez mais tranquilo. 

3 comentários:

  1. Há bebés que mexem mais outros menos, dependendo da posição da placenta sente-se mais ou menos. Tenta ver se há algum padrão, isso é que é importante. Se se desviar do padrão por algumas horas, tentares comer doces ou deitar e nada, ligas para onde estás a ser seguida para te aconselhares...
    Eu disse que as preocupações não diminuíam :p mas no fim vais ver que vai tudo correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é esse Love... ainda não consigo definir um padrão. É certo que quando me deito de barriga para cima é mais provável que mexa. Mas assim durante o dia, não consigo definir um padrão... a minha placenta é anterior o que já dificulta a percepção, mas até nem tenho muita gordura abdominal (pesava 59kg quando engravidei e 67 agora) logo não será pela gordura que dificulta a percepção...
      Na última consulta a médica disse que deveria sentir pelo menos 10 movimentos em 12h a partir das 30 semanas. Isso penso que sinto, mas passa várias horas seguidas sossegadinha. E não deve gostar de chocolate porque como e não se passa nada com ela...

      Eliminar
    2. A placenta anterior, mesmo em pessoas magras, dificulta muito até uma certa idade gestacional. Espera pelas 30 semanas, não parece nada mas faz mesmo diferença... Tenta não stressar muito. Também é normal que quando estás em movimento ela não se mexa muito, acaba a ser embalada e dorme ;)
      Inspira, expira e não pira... Vai tudo correr bem...

      Eliminar