terça-feira, 16 de outubro de 2018

29 semanas

Ontem foi dia de consulta... finalmente!!

Com a Ali está tudo bem. Está uma crescida, já pesa 1525kg e já está posicionada para nascer, de cabeça para baixo. É tão engraçado de vê-la em 3D. Ainda não foi desta que conseguimos uma foto em condições porque ela tinha as mãos e os pés na cabeça. São realmente elásticos. As minhas tensões voltaram as estar boas e sem sinal de infecção urinária... ufa. 

A partir de amanhã estou oficialmente de baixa até ao parto. Serão 7 meses, se a Alice nascer quando é previsto, afastada do trabalho. Na realidade não tive opção, vou ter mesmo que abrandar porque o meu colo do útero já não está famoso. Há 4 semanas media 4 cm, ontem media 3,38cm. Baixou bastante... embora a médica disser que não é preocupante para já, só abaixo de 2,5cm é que teria que fazer medicação e repouso absoluto (ou praticamente), acho que não ficou muito agradada com a situação. E eu por muito que não me queira preocupar, preocupo-me sempre. A partir de amanhã nova vida para mim... ainda bem que tenho os meus patudos porque caso contrário iria passar-me em casa sozinha. Obviamente que vou ter que sair, até porque ainda falta preparar imensa coisa para a bebé. 

Consulta agora só daqui a 3 semanas. Sempre é melhor que 4. Vou ver se me inscrevo num curso daqueles que preparação para a maternidade. Acho que só me faria bem aprender umas coisas, embora aquela parte da preparação para o parto normal não me interessar.

Há um ano atrás estava completamente destruída por dentro. Ainda estava a recuperar do aborto e a lidar com quistos foliculares mais uma vez. Estava desacreditada e sem esperança. O meu alento era a viagem ao Dubai que fizemos no início de novembro que me retemperou energias. A tec seguinte que fiz correu pessimamente com spottings praticamente desde o início e com a confirmação do insucesso bem perto do natal. Ainda foi preciso mais uma negativa em fevereiro até ter o meu milagre em abril. Se a minha história poder ajudar alguém que trava esta batalha pela PMA, é a minha maior alegria. Por muito destruídas que nos sintamos, não podemos desistir. Mesmo quando a esperança nos abandona, se poderem, continuem a lutar pelo vosso sonho. Por vezes a vida surpreende-nos e retribui-nos todo o sofrimento pelo que passamos. 

11 comentários:

  1. Aproveita para relaxar, descansar, arranjar tudo com calma, fazer as malas e essas coisas todas... Um curso pode ser sempre vantajoso principalmente se tocar no tema amamentação e se for tua vontade.
    A minha cesariana correu super bem, excelente recuperação (claro que depende da pessoa), amamentação também (doeu uns dias) e ajudou-me muito ter feito o curso (ia preparada para parto natural)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava muito de amamentar... mas tenho medo que não seja bom nem para mim nem para ela. Espero ter a resiliência de não desistir logo no início...

      Eliminar
    2. Já mexe muito mais a minha bebé 😁

      Eliminar
    3. Yeah... estás a ver... agora já provavelmente podes começar a ver o padrão.
      Quanto à amamentação, é o melhor mas não é a única solução mas se queres que te diga fora ser barato é super prático, está lá sempre a qualquer hora e à temperatura ideal... Tenta, se correr mal procura ajuda de uma CAM e se não for para ti não te preocupes que hoje em dia há alternativas...
      Se algum dia quiseres falar sobre isso podes sempre mandar msg no face ou no insta ou manda mail que eu dou-te o meu número ;)
      Mas como isso ainda vai longe aproveita a barriga com um ET a mexer :p

      Eliminar
    4. Olha se me permites, vi a tua resposta à Mariana e não sendo a minha cidade aconselho este http://www.gimnogravida.pt/servicos/gravidas/preparacao-para-parto-e-parentalidade/
      Muitas reacções positivas, a Andreia Neves especialista em sono de bebé trabalha lá e pelo que tenho seguido do trabalho dela é espetacular... dá uma vista de olhos no conteúdo do curso ;)

      Eliminar
  2. Pense num curso que tenha a vertente de preparação para a parentalidade (ao invés de preparação para o parto).
    Adicionalmente existem os programas de pós parto onde efetivamente existe ajuda e partilha de experiências que ajudam muito (até a percebermos que não estamos sozinhas nisto e aprender umas cenas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que tenciono fazer... se for do Porto conhece algum que aconselhe?

      Obrigada ☺️

      Eliminar
  3. Se me permites uma questão ( pergunto porque eu, que fiz FIV/ICS),não sei como farei futuramente.....Pensas contar à Ali sobre a FIV? ( No meu caso só eu/marido e equipa médica sabemos do tratamento, daí a minha dúvida se contarei ou não, mas lá no fundo, julgo que não contarei a não ser que por motivos concretos me sinta na obrigação).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até hoje também ninguém sabe da nossa história, nem que é uma FIV muito menos que foi com doação de ovocitos. Penso que no futuro não terei alternativa senão contar-lhe porque eu tenho uma doença genética e quando tiver que a enfrentar surgirá a questão: então é a Alice? Aí ela terá que saber que foi feita em laboratório e por isso não a terá ☺️

      Mas caso não fosse essa situação, talvez nunca contasse. Não sei... para mim ser concebido por fiv ou naturalmente é absolutamente igual, são crianças iguais às outras, quando muito mais desejadas que as outras. Mas infelizmente não sei se a nossa sociedade está preparada para ver as coisas da mesma forma que eu, daí a minha cautela...

      Beijinho

      Eliminar
  4. Penso tal e qual como tu, o meu medo é mesmo pela sociedade porque para mim é exatamente igual.

    Sabes, temos muito em comum. Também eu tenho um problema genético. Uma mutação que faz com que eu tenha uma grande probabilidade para um tipo de cancro. Quando descobri foi um trauma para mim mas, agora, vejo as coisas doutra forma. Inclusivé sugeriram-me que eu fizesse FIV c DGPI para os meus filhos não herdarem essa mutação ( têm 50% de probabilidade de herdar) mas eu recusei. Com tantos cancros atualmente, até que ponto faria sentido eu " manipular" o "destino" por algo que nem sei se terei ou não, nem sei se o/a meu filho/a herdou ou não. Por ironia do destino tive de fazer FIV mas por causa do meu marido ( e não fizemos DGPI).

    ​A vida tem destas coisas mas com o tempo vamos aprendendo a lidar :)​

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o meu marido costuma dizer “temos é que saber viver...” ☺️

      Eliminar