terça-feira, 20 de novembro de 2018

34 semanas

Ontem completamos 34 semanas e foi dia de consulta. Pela primeira vez achava eu que não estava muito nervosa para a consulta... a bebé tem mexido bem logo acalmado o meu coração.

Mas bem, vamos fazer a eco e está tudo bem com a Ali! Pesa +/- 2,500kg com uma margem de erro de 300g, líquido bom, placenta boa, até parece que nos acenou com a mãozinha com 4D. Tudo muito bem. Começamos a falar do parto, está previsto para dia 19/12, e embora seja cesariana a Dra. achou que estava na altura de fazer a prova de stroptococos. Para quem não sabe do que se trata é tipo um papanicolau vaginal e rectal. Lá tive eu que mudar de cadeira, para aquela marquesa ginecológica terrível mas que eu conheço tão bem... devo ter ficado logo em pânico porque a Dra. disse logo “a Mylittlefairytale não dava para parto normal pois não?!” Lá fez o exame, que não custou absolutamente nada mas enfim...

Estava tudo muito bem. As análises do terceiro trimestre estavam ótimas, sem proteína na urina, o combur que fiz na clínica também estava bem. Vamos medir as tensões... e aí tudo muda! 170/110! O pânico total... a médica mandou-me logo deitar, mudou de aparelho, começou logo a traçar os cenários possíveis. E eu a ficar cada vez mais em pânico... o meu pânico da pré-eclampsia. Com 34 semanas o bebé já é prefeitamente viável, 90% nasce sem qualquer sequela, mas quando estamos perante este cenário com o nosso bebé, não é de todo o que desejamos... mas bom, deitada as tensões baixavam o que era um sinal. O meu marido lá manteve a sua racionalidade e sugeriu não tomarmos nenhuma decisão na hora... em casa iríamos medir com calma os 2 e depois falamavamos com a médica. Claro que sai de lá em pânico... só imaginava a minha bebé numa incubadora dias infinitos. Lá fomos nós comprar a máquina de medir as tensões e fomos para casa... na viagem para casa eu comecei a racionalizar... já estamos com 34 semanas. Não são propriamente 29 ou 30. A bebé está bem. Se tiver que nascer agora apenas nos altera os planos e teremos que ser fortes para o que aí vem. Obviamente que terá que nascer num hospital público. 

Para já tudo não passou de um susto. Mal chegamos a casa medimos as tensões, e estavam boas!!! 138/88 sentada e 128/77 deitada. Rigorosamente nada a ver com os valores obtidos na clínica. Hoje de manhã ainda estavam mais baixas. Vamos medi-las todos os dias agora é vamos indo e vamos vendo. Tenho consulta novamente já na próxima semana e eventualmente irei fazer umas análises mais detalhadas para despistar a terrível pré-eclampsia. Mas já serão 35 semanas... cada dia que passa mais a bebé se fortalece, menor o risco na permaturidade. Se conseguirmos chegar às 37 ou às 38 será perfeito. Agora é um dia de cada vez...

8 comentários:

  1. Vai correr tudo bem! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Muito cuidado.140/80 já são tensoes altas na grávida. A médica ensinou o que estar atenta certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andamos atentas à muito tempo ☺️

      Eliminar
    2. Ainda bem que foi só um susto... pré-eclâmpsia não é brincadeira! Vai correr tudo bem!

      Eliminar
  3. Normal se estavas nervosa por ires para a marquesa para o teste de Streptococcus pode ter sido por aí...
    Respira fundo, tudo vai correr bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela marquesa terrível sempre foi desconfortável, mas com a barriga grande ainda pior... confesso que a ideia da proximidade do parto está a deixar-me preocupada. Eu sempre disse que era uma medricas... gostava de estar mais calma em relação a esse assunto, mas não consigo. Tenho um medo enorme de ter que ir para um hospital público e não ter lá o meu marido, tenho medo do que pode correr mal... mesmo cumprindo o plano e sendo uma cesariana programada... enfim sou uma medricas. Ontem as tensões estavam 118/77... penso que estão boas. Mas cada vez fico mais ansiosa...

      Eliminar
    2. Se fores para um hospital público pede para o teu marido estar contigo e com ela e quando a levarem para ele ir com ela e se possível fazer pele com pele, podes também pedir que ta levem no recobro para dares mama (se for esse o teu desejo) e impedir que dêem biberão só porque sim...
      Já passaste por pior e desde que ela fique bem tu vais ficar bem ;)

      Eliminar