quinta-feira, 22 de novembro de 2018

State on mind

Eu bem tento levar a vida com a normalidade possível nesta fase. Mas desde segunda feira que estou muito apreensiva com a possibilidade do parto prematuro. Na verdade isso será quase uma certeza... resta saber até quando iremos conseguir controlar a situação.

As minhas tensões têm andado no limite e embora as análises da semana passada estivessem ótimas, temos que estar vigilantes. Hoje fui fazer as análises mais especificas da pré-eclampsia e na segunda temos os resultados. Na consulta que será de seguida iremos decidir o que fazer. Mas existe a possibilidade de termos que suspender a medicação anti-coagulante, administrar as injecções de corticoides para maturar os pulmões da bebé, e no máximo em 5 dias nascer. Com 35s+5d +/-. Claro que aqui surgem imensas questões: o meu pânico dos hospitais públicos e a sua falta de privacidade (shame on me por ser assim), a possibilidade de complicações para a bebé...  e para mim. 

Neste momento sinto-me perdida como não me sentia à muito tempo. Este plano de ficar na expectativa, de não saber ao certo com o que contar, está a deixar-me muito ansiosa. Uma parte de mim prefere que a Ali nasça já e cresça o que ainda tiver que crescer cá fora num ambiente mais controlado e seguro para ela do que o meu útero. Mas outra parte de mim questiona-se se será mesmo assim? Se isso será o que é realmente melhor para ela e não é apenas a minha ansiedade de querer controlar as coisas. Em momento algum senti esta responsabilidade que sinto agora. Neste momento não é o meu bem estar que é importante... é essencialmente o bem estar desta bebé que lutamos tanto para conseguir, e que acima de tudo não tem culpa nenhuma do meu corpo ser um incompetente para a proteger até ao fim. 

A parte boa é que se continuar como até segunda a bebé estava bem e com um bom peso para nascer. Obviamente que não é o ideal. Mas há bebés que nascem com 35 semanas e praticamente não precisam de cuidados especiais. Eu nasci bem mais pequena que a Ali nascerá e não tive qualquer problema derivado a isso a vida toda. Só me resta viver mesmo um dia de cada vez....

11 comentários:

  1. Confia na tua médica... Os bebés são muito mais resilientes do que achamos!

    ResponderEliminar
  2. Querida eu tive a minha bebé num hospital público por opção nossa e só te digo que foi a melhor coisa que fizemos. Foram impecáveis durante todo o processo, só tenho coisas boas a dizer da equipa e de algum dia tiver outro bebé escolherei o mesmo hospital. Vai correr tudo bem vais ver .Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Entendo esses teus medos do hospital público. Esperemos que a situação se consiga controlar e que a Ali possa nascer às 37 ou 38 semanas mas a partir das 34 semanas podem nascer em hospitais privados. No hospital CUF por exemplo é a partir das 34 semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem fui reler o teu blog e vi essa informação lá o que me acalmou ☺️

      Eliminar
    2. É um hospital muito bem equipado ao nível de cuidados neonatais. Conheci um caso de gémeos prematuros que nasceram lá às 34 semanas e precisaram de ir para a incubadora e correu tudo muito bem. A mãe também queria muito ter o parto num hospital privado. Era acompanhada num outro hospital (também privado) e quando entrou em trabalho de parto às 34 semanas foi encaminhada para a Cuf Porto.

      Eliminar
    3. É bom saber que temos essa possibilidade ☺️

      Se tiver que nascer com 35 ou 36 semanas terei que ver a opinião da minha obstetra... ela trabalha no CMIN e parece-me que será a opinião dela. Claro que aí terei que por de parte as minhas mariquices e ter a bebé onde será melhor acompanhada caso necessite de cuidados especiais... mais que a questão da privacidade, tenho medo que me induzam o parto e não façam cesariana. Vamos ver... agora tenho que esperar por segunda feira 🙂

      Eliminar
  4. Força querida Little vai correr tudo bem. A bebé já tem um bom peso e agora o que tiver que acontecer que seja o melhor para vocês. Queremos controlar tudo, mas não podemos. Confia na médica que vai correr tudo bem
    Beijinho
    P. S. aposto que o stress que é medir a tensão neste momento também não ajuda a ter tensões normais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é metade do meu problema... tenho pânico aquele pi-pi-pi-pi. Sempre tive e por isso sempre tive as tensões altas quando são medidas... depois o meu marido media-me em casa por brincadeira e estavam boas. Mas agora mesmo em casa, sendo ele a medi-las, estão ali no limite (e o meu ritmo cardíaco a 110, 120... só depois de muito tempo é que lá consigo que baixe para os 80 e aí os valores das tensões não têm nada a ver). Acredito que ainda não esteja naquele momento crítico de emergência, mas não sei se não irá terminar assim daqui a uma, duas semanas no máximo... vamos ver como estão as análises na segunda e acima de tudo como está a bebé para saber se continuamos a aguardar (e a medir as tensões 2x por dia) ou se teremos que intervir... que seja o que tiver que ser. Só queria chegar às 37...

      Beijinho

      Eliminar
    2. Claro que sim,e espero muito do fundo do coração que seja assim. Digo isto das tensões porque a minha tensão é de passarinho tipo 100/60 e outro dia no centro de saúde estava 145/85 por causa do meu pânico de médicos! Força e que amanhã seja um dia bom

      Eliminar
  5. Querida Little, vai correr tudo bem! Tenta descontrair e descansar muito e não pensares muito em coisas menos positivas! No que diz respeito a hospitais públicos e privados, pessoalmente optaria sempre pelo público porque, pelo menos em Lisboa, eles são muito bons na área da obstetrícia e nos cuidados neonatais. No final do dia, importa que vás para um hospital que possa prestar os melhores cuidados a ti e à tua bebé! Um beijinho e espero que a tua Ali continue aí no forninho mais umas semanas :)

    ResponderEliminar
  6. Espero q q Ali se aguente mais umas semaninhas; já chega de confusões! Mas está quase... uma emoção até para mim!�� vai correr tudo bem! �� Está a chegar o dia mais feliz das vossas vidas ❤️

    Beijinho,
    L.

    ResponderEliminar