segunda-feira, 26 de novembro de 2018

35 semanas

As notícias até não são más.... para quem sempre sonhou com um bebé de termo, seriam. Mas para mim que sempre soube que não seria não são nada más. 

Quanto à pré-eclampsia, para já não é considerado pré-eclampsia o que eu tenho. É uma hipertensão arterial que sempre tive. A tensão arterial tende a baixar na primeira metade da gravidez, e a aumentar na segunda. Pelo menos a minha só me está a obrigar a esta vigilância diária agora na reta final. Poderia ter sido bem pior. As análises que fiz para avaliar a função hepática e renal (e muitas outras coisas que sinceramente nem sei) estavam ótimas. Assim como a urina que não tinha nem sinal de proteínas. Logo a hipertensão arterial não está a causar nenhum dano em mim, e principalmente também não na bebé. Nesta fase a Dra. Preocupou-se em medir os fluxos e o estado da placenta. Para já está tudo bem, embora a placenta já revele algum envelhecimento. Numa semana aumentou cerca de 150g, mas segundo a Dra. o aumento de peso fetal deve ser avaliado quinzenalmente, logo este valor não quer dizer nada porque só passaram 8 dias desde a última medição. Basicamente tudo indica que a Ali está a crescer lá dentro, logo que está muito bem lá dentro para já. Mas não será por muito mais tempo isso é quase certo... no CTG foram detetavas bastante contrações (embora eu nem tenha muita consciência delas). O que é bom... é porque, está tudo a preparar-se para o parto. 

Basicamente o plano para esta semana é novamente o mesmo. Medir as tensões diariamente, no final da semana repetir as análises e na próxima segunda fazer novo CTG e reavaliar a situação. Se se tiver alterado drasticamente nasce na próxima semana, se se mantiver mais ou menos assim, adiamos mais uma semana. Mas pareceu-me que das 37 não passará. Quanto às injeções de corticoides, o meu marido ainda perguntou se não seria melhor dá-las por precaução, à qual a Dra. disse que se tiver que nascer para a semana, como ainda teremos que suspender o Lovenox na segunda, dá tempo para as duas tomas das injeções... mas que estava confiante que não seriam precisas. A Aspirina vou deixar de tomar hoje. 

E parece que é tudo. Tensões altas na gravidez é sempre preocupante, embora as minhas tenham uma grande componente emocional, também é um facto que não é só isso pois mesmo quando me acalmo são tensões no limite. Agora começa a minha ansiedade para conhecer a minha bebé...

A partir desta semana já poderia nascer onde quiséssemos. Não precisamos alterar o plano, será na Casa de Saúde da Boavista. Agora é rezar para que não entre em  trabalho de parto nesta  sexta ou sábado porque o meu marido não vai estar cá. A médica diz que é altamente improvável, ainda temos tempo, para confiarmos nela e ele ir sossegado ao congresso (vai apresentar um trabalho importantíssimo para o futuro dele). Eu não lhe digo nada pois sei que ele esta muito apreensivo em ir (vai sexta e vem sábado), Zurique não oferece voos a qualquer hora para regressar caso seja necessário, mas morro de medo que aconteça alguma coisa e ele não esteja cá. Por mim que não sou nada sem ele e vou ficar em pânico sozinha (sozinha não, que tenho a minha mãe mesmo por perto, mas não é a mesma coisa!! Não é mesmo!),  mas também por ele que pode perder o nascimento da única filha que talvez venha a ter e acima de tudo que sei que gostaria de estar presente. Bom bom era conseguirmos chegar às 37 semanas e uns dias... eu ainda acredito que será possível. 

12 comentários:

  1. Gosto de te ver optimista! Gosto mesmo... Ele vai, volta e ainda vão ficar à espera vais ver ;)
    Ai estou em pulgas para que ela nasça bem e comece a segunda parte desta aventura fantástica, mas nem sempre fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou cheia de medo Love... quando o meu marido regressar, sábado à noite, aí sim vou ficar tranquilamente à espera dos desenvolvimentos 🙂

      Eliminar
    2. Acredito e acho que esse medo/receio é "bom", é porque te preocupas, porque queres o melhor para vocês e para ela principalmente!
      Eu bem avisei que os medos mal tinham começado :p vais ver que quando ela nascer vão haver outros medos "estou a fazer tudo bem?" "Ela é feliz" "será que podia fazer mais/melhor?" "será que isto é o melhor para ela/nós", vão haver muitas dúvidas e receios, vão haver alturas que pensas que devias ter logo feito x em vez de y e vais aprender e vais crescer com ela e vai ser fantástico! Mas nunca te esqueças que se estás a fazer o teu melhor então não há dúvidas que és a melhor mãe do mundo!

      Eliminar
  2. Vai ser possível sim, vais ver! Para já está tudo bem, estão a ser muito bem acompanhadas e isso é que é importante! Beijinhos, força e calma

    ResponderEliminar
  3. Que bom que o fantasma da Pré-eclâmpsia está afastado e que já podes ter o teu parto onde te sentes melhor. Tudo o que contribui para nos sentirmos seguras e confortáveis é muito importante neste momento tão delicado. Vamos ver se a Ali se mantém mais uns dias ou semanas à espera. Que corra tudo muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ☺️
      Para ti também minha querida! Está quase!!!

      Beijinho

      Eliminar
  4. Vai correr tudo bem. Sei o que estás a sentir que estive na mesma situação mas vai correr tudo bem e ele vai voltar e a Ali depois de ter o papá é que vai dar o ar de sua graça .

    Os meus também nasceram na CSB. Vais gostar muito. Lá não apoiam muito a amamentação mas depois em casa com calma se for a tua opção vai correr bem.

    Emviasde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? É pena... porque eu gostava de amamentar mas sei que vou precisar de muita ajuda para não desistir. Toda a gente me diz que no início precisamos de muita ajuda... o curso que estou a fazer de preparação já o comecei tarde e não vou conseguir assistir a essas aulas. As enfermeiras dizem que se for necessario vêm a minha casa dar uma ajuda quando estiverem em casa mas eu já sei como sou... detesto chatear! Estava à espera de ter umas luzes lá na CSB... vamos ver! De uma maneira ou de outra o importante é a bebé se alimentar uma vez que vai nascer antes do tempo logo não vai nascer muito grande...

      Beijinho

      Eliminar
  5. Antes que a bebé nasça e depois tenha menos tempo para passar por aqui, queria dizer-lhe que venho acompanhando o seu blog há muito tempo, ainda no tempo das tentativas de engravidar e que estou super contente por si. Parabéns pela persistência, pela decisão de iir à luta e buscar o seu sonho e pela entrega à bebé. Só assim pode existir amor entre as pessoas, especialmente entre pais e filhos e vice-versa. Parabéns mesmo! E seja positva, tudo há-de correr bem! Ah, e não desista da amamentação se é uma coisa que quer; quem já chegou até aqui, ultrapassará também os obstáculos que possa encontrar a esse nível, se é que vai encontrar alguns, porque há bebés que parece que nascem a saber mamar na perfeição. Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Antes que a bebé nasça e depois tenha menos tempo para passar por aqui, queria dizer-lhe que venho acompanhando o seu blog há muito tempo, ainda no tempo das tentativas de engravidar e que estou super contente por si. Parabéns pela persistência, pela decisão de iir à luta e buscar o seu sonho e pela entrega à bebé. Só assim pode existir amor entre as pessoas, especialmente entre pais e filhos e vice-versa. Parabéns mesmo! E seja positva, tudo há-de correr bem! Ah, e não desista da amamentação se é uma coisa que quer; quem já chegou até aqui, ultrapassará também os obstáculos que possa encontrar a esse nível, se é que vai encontrar alguns, porque há bebés que parece que nascem a saber mamar na perfeição. Um beijinho

    ResponderEliminar