sábado, 31 de dezembro de 2016

Balanço de 2016

Resultado de imagem para 2017

Agora que 2016 está mesmo mesmo a chegar ao fim está na hora de fazer um balanço. Por mais doloroso que possa ser.

Nos primeiros dias do novo ano fará 1 ano que esta caminhada começou. Em 2016 confirmei que tenho uma mutação genética que posso transmitir aos meus descendentes. Depois de chorar tudo que havia a chorar, e porque a nossa situação financeira nos permite, procuramos saber quem melhor nos podia ajudar. Marcamos consulta na IVI para fevereiro e no Centro de Genética da Reprodução - Professor Alberto Barros para Março. Esperamos 2 meses pela consulta da clínica AB, mas não havia stress. Ainda estávamos a começar, estava eu cheia de sonhos e com a certeza que era só dar umas picas e já estava. O meu marido sempre muito mais consciente das dificuldades, não fosse ele médico. As duas consultas feitas, e como somos mais perto do Porto que de Lisboa optamos pela clínica AB. Em junho estava tudo pronto, e fizemos a 1º ICSI com uma estimulação extensa e difícil mas que acabou com um número razoável de embriões no entanto sem nenhum viável para transferir. Pausa feita para recuperação dos ovários em setembro achávamos que iríamos avançar para a 2º ICSI. Só que não... de setembro até hoje, 3 meses!, vejo-me em luta contra quistos funcionais provavelmente resultado da primeira estimulação. E assim se passou um ano. Um ano penoso, com mais frustrações que conquistas. 

Hoje sou muito mais consciente das dificuldades. Não sei se algum dia irá correr bem. Muito menos com os meus óvulos. Mas conheci novos conceitos como ovodoação. E isso trouxe-me alguma esperança. Foi um ano cheio de descobertas, de auto-conhecimento e auto-superação. Não foi fácil. Não é fácil. Mas tenho alguma fé em 2017. 2017 será um ano crucial, para o bem ou para o mal, só o tempo o dirá.

Tirando a história deste longo post que vocês já conhecem... só tenho coisas boas a agradecer a 2016. Porque quem vê a minha vida de fora, provavelmente acha que é uma Fairy Tale.

Boas entradas em 2017 minhas queridas e espero, de coração, que seja um bom ano para todas vocês! 


Sem comentários:

Enviar um comentário