segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

36 semanas

Passito a passito lá vamos caminhando...

Por orientação médica, já não nascerá antes das 37 semanas. Se resolver nascer isso já é outra história. Mas essa não pudemos controlar. A situação das tensões está estudada, e embora tenha que continuar a medi-las todos os dias, estas duas semanas de estudo (medições + análises) descansaram imenso a médica. Eu tenho provavelmente uma situação de hipertensão de base. Nada preocupante. As minhas tensões não passam do limite, mas estão ali borderline. Mas não é um quadro de pré-eclampsia. Isso está descartado pelas análises da função hepática, renal e mais uma série de coisas que tenho testado nas duas últimas semanas. E também pela constância nos valores das tensões. Estão sempre iguais... qualquer alteração devo comunicar à médica mas ela também nos confessou que ficou mais preocupada pelo meu historial: mãe com pré-eclampsia. 

Quanto à isso estamos de facto mais descansados, mas o meu corpo continua a dar sinais que está para breve. E a médica diz que ainda bem. No CTG verificam-se várias contrações (que não são acompanhadas de dor, mas estão lá), e o rolhão mucoso (aquela coisa fantástica) já começou a sair. Na verdade estava um pouco preocupada pois nesta última semana o corrimento vaginal intensificou-se. Não precisei de descrever à médica do que se tratava porque ela própria o fez o disse que era normal nesta altura. Hoje voltamos a não medir o colo do útero pois a Dra. prefere não andar lá a mexer para não o estimular. Mas na próxima semana vai medir de certeza para decidir se nasce para a semana, ou dia 19 tal como tínhamos combinado (que seria o ideal). 

Hoje a Ali pesava 2750kg. Embora todos os fluxos estejam bem, a placenta praticamente não estar envelhecida, em duas semanas aumentou 250g o que não é muito. Mas não é preocupante. Segundo a médica tudo que possa crescer cá dentro é melhor. E estando a situação das tensões estabilizada não existe motivo nenhum para não a deixarmos continuar lá dentro até dia 19. 

Eu confesso que já estou bastante cansada... e enorme. Até agora engordei 13kg... não era o que eu queria mas pronto, todos os males sejam este. O que me custa mais é não ter posição para estar sentada, e coisas básicas como fazer o jantar ser uma tarefa hercúlea. Estou em rendimento mínimo e contenção de energia eheh. Isso e a azia que resolveu chatear-me agora no fim. Eu que pensei que me tinha safado dela enganei-me... Tirando tudo isso, só posso estar grata pela forma como a gravidez decorreu até aqui e, se é que posso pedir mais alguma coisa, que chegue rápido dia 19 para ter a minha princesa comigo... e na altura certa.

6 comentários:

  1. Tambem estou de 36 semanas e com muitas contraçoes. Nossas filhas devem nascer ao mesmo dia. Ou talvez a minha nasça apenas dois dias antes da sua. Vamos ver se consigo segurar ate la. Deus abençoe vcs. Que venha com muita saude

    ResponderEliminar
  2. Que boas notícias. Falta pouquinho. É só um Danoninho 😂

    ResponderEliminar
  3. Que continue tudo a correr pelo melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar