terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Sobre esta coisa do parto e do pós parto

Quando se trata de um primeiro filho acho que não sabemos muito bem com o que contar durante e após o nascimento. Eu pelo menos não fazia ideia. Primeiro foram os tempos, anos, focados em engravidar, depois foram os 9 meses com medo que algo não corresse bem durante a gestação. Nunca, em momento algum, valorizei o que me iam dizendo sobre o parto, muito menos sobre o pós parto. No curso que fiz que preparação bem que a enfermeira referia para não nos assustarmos por sairmos da maternidade com uma barriga de 6 meses e para estarmos preparadas para as limitações físicas, principalmente após uma cesariana. Mas eu queria lá saber... nessa altura só estava preocupada que a minha Ali estivesse a desenvolver bem dentro de mim. 

Em relação ao parto, correu tudo maravilhosamente. Estava cheia de nervos como seria de esperar em mim. Não dormi nada de terça para quarta tal era o medo que algo não corresse bem, mas também pela emoção que seria conhecer a minha bebé. Apesar de tudo, nascer com 37s é diferente de nascer com 40, 39, ou até mesmo 38. Havia a forte possibilidade de ter que ir para a neonatologia. E estávamos preparados para isso. Felizmente não foi preciso. Mas foi por pouco... Foi tudo maravilhoso, a bebé chorou logo, com um peso ainda melhor que o esperado, tudo muito bem até começar a soluçar e aí o pediatra e a enfermeira parteira tiveram que intervir. Ainda bem que aquela gente sabe o que faz e rapidamente perceberam que talvez fosse a glicemia que estava baixinha. E assim foi... deram-lhe logo um biberão de leite e felizmente a minha lutadora bebeu tudo sem parar e rapidamente ficou normal, sem necessitar de neonatologia. É mesmo uma lutadora a minha bebé. Nascer é de facto um trauma para qualquer um de nós. Felizmente correu tudo bem após este pequeno susto e apartir daí pudemos desfrutar da nossa bebé. 

Quanto à recuperação da cesariana agora estou praticamente pronta para outra (ESTOU A BRINCAR). Quase uma semana depois continuo com os pés inchados, aliás não faço ideia do que vou calçar na quinta feira para o aniversário de um familiar. E achava eu que tinhas os pés inchados na gravidez... aquilo não era nada! A parte boa é que as mãos já estou normais e até já consigo usar a minha aliança de casamento. A cara ainda continua inchada também. Estou ansiosa que estes inchaços passem, mas tirando isso a coisa está a correr bastante bem. Na sexta feira vou ter consulta com a obstetra para ver como está o útero e a incisão cirúrgica. Felizmente não levei pontos. Não sei lá que técnica usaram mas a mim parece-me muito melhor assim. Mas no dia seguinte, no dia que escrevi o ultimo post, só me ocorria que fui bem inocente no tipo de parto que queria. Aquilo estava a custar... levantar da cama após 24h, o primeiro banho, foi muito complicado. Só pensava que estava a pagar por tudo que quis... mas hoje, volto a reconhecer que seria melhor assim. Eu não tenho cabeça para passar por um trabalho de parto. Depois pago a fava no pós-op. 

Agora a parte pior disto tudo é mesmo olhar-me ao espelho e não gostar mesmo nada do que vejo. E não estava preparada para isso. Estava tão foçada no bem estar da bebé que não me preparei emocionalmente para o que aí vinha. Obviamente que a barriga já está melhor que nos primeiros dias, mas mesmo usando uma faixa, está a anos luz que estar como eu pensei que fosse ficar após o parto. Além de não saber o que calçar por causa dos pés inchados, também não sei o que vestir! Praticamente não comprei roupa de grávida porque a barriguinha ficava bem com roupa justa... mas e agora?! Roupa justa está fora de questão... além disso, estando a amamentar, temos que usar roupa que facilite essa tarefa. Ou seja, não é fácil. Fisicamente sinto-me uma lástima. Obviamente que o facto da bebé estar bem, já conseguir cuidar dela, e ver o amor que o meu marido sente pela sua menina, faz tudo parecer insignificante. E é. Eu é que deveria estar melhor preparada para isto. Com o tempo voltarei a sentir-me bem comigo mesma... para já é ir sobrevivendo. 

O que ainda não disse, e mais importante que tudo, é o amor que sinto pelo meu embriaozinho lutador.... é arrebatador este sentimento. Ainda nos estamos a descobrir, mas eu adoro esta bebé mais que tudo. Até os meus cães estão encantados. Não saem da beira dela. Sou uma felizarda com esta família que hoje tenho. O meu amor... o homem da minha vida, os meus patudos que adoro e tornaram os caminhos da infertilidade mais doces de percorrer, e a minha Ali. A minha bebé que não tem os meus genes, mas tem o meu amor e a minha dedicação para toda a vida. 


18 comentários:

  1. Finalmente mais notícias tuas!

    Ainda bem que tudo está bem. Sei que para ti há essa parte de te "reconheceres" no pós parto, mas faz parte. Não deixes nunca de te cuidar e mimar, isso ajuda muito. Assim como sair, sair, sair.

    beijinhos e continuação dessa benção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofiazinha ☺️
      Hoje segui o teu conselho e fomos almoçar fora com a bebé a um restaurante aqui perto de casa e fomos com ela à consulta do centro de saúde... o facto de ter que me arranjar para sair, fez uma diferença anímica enorme ☺️

      Eliminar
  2. Até me emocionei a ler esta publicação! Adoro a imagem do marido de sonho, dos patudinhos e da tão aguardada bebé reunidos :) que sejam muito felizes

    ResponderEliminar
  3. Minha querida mylittlefairytale, ainda nem uma semana passou! Vai com calma! Pelo q dizes n engordaste mto portanto dentro de semanas vai tudo ao sítio! Admito q a minha barriga nc mais foi a mm, tb já n era perfeita, mas tb pq nc me apliquei mto. Embora eu n tenha achado q a amamentação me ajudou a voltar ao q era, há mta gente q diz q sim! Nd de desanimar!
    Aproveita mto essa benção q tens nos braços pq o resto está encaminhado 😊

    Beijinho,
    L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L. o meu objetivo dos 10kg não passou disso mesmo... um objetivo. Engordei 15kg o que não foi nada famoso... mas não é o peso que me preocupa. Eu sei que com calma a coisa vai lá... são os inchaços e ainda não me sentir com muita força... a parte boa é que me sinto melhor de dia para dia ☺️

      Mas na verdade isto não interessa nada! O importante é que está tudo bem com a Ali ☺️

      Beijinho

      Eliminar
  4. Boas notícias! O inchaço dos pés ainda pode demorar a desaparecer umas duas semaninhas. e a barriguinha recupera de forma muito individual. Mas uma coisa é certa: se amamentar em exclusivo, rapidamente, num abrir e fechar de olhos, recupera o peso anterior à gravidez! E a bebé agradece, claro. Muita energia para esta maravilhosa, mas dura, etapa! E parabéns por essa linda família, humana e canina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MR ☺️
      Os vossos comentários tranquilizaram-me bastante... ontem estava preocupada com o edema nos meus pés! As amigas com quem falo todas dizem que em uma semana ficaram normais, mas hoje já fez uma semana e o meu pé esquerdo continua com bastante edema... já estava a ficar preocupada mas não queria estar a chatear a obstetra com algo com tão pouca importância.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Fico muito contente com as notícias... Nunca é previsível como uma cesariana vai correr, como o nosso corpo vai reagir, quanto demorará a voltar ao normal e isso é normal... Vai com tempo, aproveita a bebé, se estiveres a amamentar dizem que ajuda mas depende muito da pessoa.
    E claro que ela vai valer sempre a pena! Em breve sentir-te-ás melhor e até podes começar a fazer umas caminhadas.
    Ah uma coisa que ajuda muito, quando a médica deixar, são abdominais hipopressivos, há muitos vídeos no youtube, com poucos minutos por dia ajuda muito!
    Boas festas e novamente muitos parabéns :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Love ☺️

      Por acaso sinto-me melhor de dia para dia. Hoje já fiz uma caminhada jeitosa pois fomos com a bebé ao Centro de Saúde a pé (é pertinho de casa, mas para mim já foi um feito conseguir ir a pé até lá e conseguir calçar umas botas 🤣)

      Beijinho

      Eliminar
  6. Minha querida como entendo cada palavra. O primeiro mês pôs parto é mesmo assim, um misto de sentimentos. O corpo fOlá irreconhecível e todo o inchaço incômoda imenso. Mas passa, vais ver que 2 semanas ou 3 e pelo menos o inchaco passa. Depois é ir aos poucos vestindo camisolas largas e calças que dá mais jeito amamentar.
    Mas nada meljor do que olhares para a Eli e tudo o resto pouco importa porque o corpo vais ter de volta (parecido ) mas tens um ser teu nos braços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão ☺️

      Não é a forma física que me preocupa, até porque eu não era nenhuma top model antes nem a pessoa mais preocupada com isso (caso contrário não tinha engordado 15kg)... é mesmo os inchaços que me tiram do sério! Eu estou a amamentar, ainda não em exclusivo, talvez se chegue lá. Brevemente irei fazer um post sobre isso ☺️

      Beijinho

      Eliminar
  7. Parabéns, mylittlefairytale! Obrigada por toda a partilha. Ainda só tenho 24 anos e estou longe (muito longe) do mundo dos bebés, até porque ainda não encontrei o amor, mas já sei desde os 7 anos que dificilmente poderei ser mãe de forma natural. Tenho um síndrome e provavelmente, se quiser, só mesmo recorrendo à ovodoação. Não sei se algum dia chegarei a querer ser mãe e a traçar esse duro caminho da PMA, mas é tão bom (tão bom!) ler histórias com finais felizes que só posso agradecer. As maiores felicidades para a Ali e para a nova etapa, que tenho a certeza será repleta de amor. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu unknown pelas doces palavras ☺️
      Eu também soube desde cedo que provavelmente só com PMA poderia ter um filho saudável e durante muito tempo, muito mesmo, achei que a minha vida não iria passar por aí. Mas depois conheci o meu marido... obviamente que aos 18 anos, quando começamos a namorar, essa questão nem foi colocada. Mas a relação foi evoluindo... Sem grandes preocupações. Mas chegou a altura que foi preciso tomar uma decisão... na altura irás saber o que será melhor! Para já aproveita a vida é os teus 24 anos que eu até aos 30 também não quis saber destes assuntos para nada 😌

      Beijinho

      Eliminar
  8. É mesmo assim, demora a ir ao sítio. Mas entendo-te muito bem.
    Já nem me lembrava disso do inchaço nos pés! Também fiquei assim. 15 depois foi ao normal.
    Mãe, pai, bebé e cãzinhos. Perfect ❤️
    Temos que escrever um post sobre bebés e cães. Há muito que tenho essa ideia e estou sempre a adiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia os meus cães reagiram super bem... o macho é super protetor. Está sempre perto da bebé... mas é uma característica da raça deles serem protetores com os donos. A cadela, como o cão é que é o líder, continua na dela sempre serena. Para já não poderia estar a correr melhor a adaptação... mas nunca pensei que o macho fosse logo tomar essa atitude tão protetora... são os maiores ☺️

      Se pode demorar 15 dias a passar o edema já fico mais sossegada... ja se passaram 7 dias... as minhas amigas dizem todas “uma semanita”. Secalhar foi mais mas já nem se lembram 🤣

      Beijinho

      Eliminar
  9. Venho desejar-te um Feliz Natal que este ano, tal como o meu, é especial 😊 O primeiro Natal como mães ❤️
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mia ☺️

      Que Natal feliz estamos nós a ter! Foi duro o nosso caminho, mas hoje temos os nossos tesouros!

      Beijinho enorme e continuação de Feliz Natal minha querida

      Eliminar